Agenda | Música

Nepomuceno e Beethoven são as atrações em concerto da OSPA

Change Size Text
Nepomuceno e Beethoven são as atrações em concerto da OSPA Tiago Flores. Foto: Nathan Carvalho/Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta o terceiro concerto da Série Casa da OSPA neste sábado (19/6), às 17h. O público poderá ouvir uma obra pouco conhecida de Alberto Nepomuceno, com solos do pianista Guilherme Goldberg, e relembrar um sucesso de Ludwig van Beethoven. Novamente, o formato será híbrido, com transmissão online e público limitado presente na Sala de Concertos da Casa da OSPA. 

O ingresso é a doação de 1kg de alimento perecível, agora com a possibilidade de reserva online pelo site uhuu.com, além da bilheteria. O evento terá regência de Tiago Flores, maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra e ex-diretor artístico da OSPA.

A primeira parte do concerto é dedicada às Valsas Humorísticas Para Piano e Orquestra, de Alberto Nepomuceno (1864-1920). O compositor e maestro cearense, cujo centenário da morte foi lembrado em 2020, ajudou a imprimir uma identidade brasileira à música de concerto, tornando-se um dos grandes nomes do nacionalismo e do modernismo eclético na sua época. É autor do hino do estado do Ceará e do arranjo cantado atualmente do Hino Nacional Brasileiro. Foi influente também como educador e apadrinhou Heitor Villa-Lobos

Entretanto, a obra de Nepomuceno nem sempre é de fácil acesso. Segundo o solista Guilherme Goldberg, que estuda a fundo a obra do compositor,Valsas Humorísticas Para Piano e Orquestra foi pouco gravada e só recebeu uma execução em Porto Alegre: em 15 de julho de 2008, no Salão de Atos da UFRGS, com OSPA, Goldberg ao piano e Manfredo Schmiedt na regência. Única obra do compositor para piano e orquestra, estreou em fevereiro de 1902 no Club dos Diários de Petrópolis (RJ).

Na segunda metade do concerto, a OSPA interpreta uma grande obra do mestre alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), cujos 250 anos foram celebrados em 2020. Festejado como pianista desde jovem, tornou-se um compositor reconhecido a ponto de conquistar autonomia financeira dando aulas, vendendo obras e se apresentando, em uma época em que grandes nomes dependiam de mecenas. A Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op.36 foi escrita em 1802, durante um período em que Beethoven se isolou no campo para tentar atenuar a perda da audição. 

Serviço

Terceiro concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
Nepomuceno & Beethoven

Sábado, 19 de junho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não será permitido após o início do concerto).
Na Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível* (entrega no dia do concerto).
Bilheteria online: uhuu.com, de quinta-feira (17), às 12h, até sexta-feira (18), às 11h59.
Bilheteria física: Casa da OSPA, na sexta-feira (18), das 12h às 17h, e no sábado (19), das 9h até o horário do concerto.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

sábado, 19 a 19 de junho de 2021 | 17h00

Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?