Agenda | Artes Visuais

Novos espaços de artes visuais na capital são tema de debate da Fundação Ecarta

Change Size Text
Novos espaços de artes visuais na capital são tema de debate da Fundação Ecarta Galeria .ISTA. Foto: Pedro Braga/Divulgação

Galerias de arte em Porto Alegre: novos espaços e ideias é o tema do terceiro encontro de uma série de oito debates com a temática Precisamos Falar do Mercado de Arte. A live ocorre nesta terça-feira (10/8), às 19h, com os convidados Maria Fernanda de Lima Santin e Fábio Vieira de Oliveira, com mediação do coordenador da Galeria Ecarta, André Venzon.

Os desafios de abrir galerias de arte contemporânea no atual cenário econômico, a possibilidade da aquisição de obras como ativos financeiros, os espaços de artes visuais como agentes de produção cultural  estão entre os temas a serem tratados pelos galeristas.

Sócia da Galeria de Arte Contemporânea Clima, Maria Fernanda, que recentemente abriu escritório na capital, discorre sobre o trabalho de formação da sociedade para reconhecer a arte contemporânea como ativo que se rentabiliza ao longo do tempo e a organização dos artistas para aumentar a projeção do seu trabalho.

Temas como selecionar o portfólio, quais artistas conversam com a linha curatorial, como os leilões atrapalham a dinâmica das galerias e de que forma esse recurso pode complementar o trabalho dos espaços de exposição são aspectos que devem integrar as abordagens. A painelista pretende discorrer ainda sobre a Lei de Incentivo à Cultura. 

Aproximar o público das galerias de arte contemporânea é uma das abordagens do gestor da Galeria .ISTA, inaugurada em outubro passado e instalada em um galpão com o intuito de mudar a relação com a comunidade. Fábio de Oliveira observa que o novo espaço busca complementar o sistema de artes e a oferta de exibição de obras e artistas, em um momento em que outros espaços experimentais na capital fecharam suas portas.

Os interessados em participar do encontro podem acessar por este link.

terça-feira, 10 a 10 de agosto de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?