Agenda | Artes Visuais | Notas

Nuno Ramos inaugura exposição no Instituto Ling

Change Size Text
Nuno Ramos inaugura exposição no Instituto Ling Instalação "Carolina". Foto: Equipe Nuno Ramos/Divulgação

O Instituto Ling inaugura nesta terça-feira (15/6), a exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre, do artista paulista Nuno Ramos. Com curadoria de Tiago Mesquita, a mostra reúne uma performance inédita homônima, pensada especialmente para o centro cultural de Porto Alegre, e outras 11 obras: a instalação em áudio Carolina, que já esteve no Instituto Tomie Ohtake em 2006, o filme Iluminai os Terreiros e outros nove registros de performances apresentadas durante a carreira do pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor.

A performance inédita Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre poderá ser conferida ao vivo com transmissão gratuita pelo canal do YouTube do Instituto Ling nesta terça-feira (15/6) das 19h às 21h, e de quarta a sexta-feira, das 17h às 22h. A obra faz parte da série de performances Aos Vivos, que o artista iniciou em 2018, trabalhando com a palavra, o tempo presente e todas as suas contradições.

O conjunto de trabalhos reunia, até agora, o mesmo procedimento, com atrizes e atores escutando ao vivo, com um fone de ouvido, determinada programação da televisão e repetindo, em outra situação cênica, o que escutaram. Na performance realizada na capital gaúcha, as atrizes Patsy Cecato, Nelly Coelho, Margarida Peixoto e o ator João Lucas reproduzirão não mais as falas protocolares e editadas da televisão, mas o que uma equipe nas ruas de Porto Alegre, formada pelos artistas Lucas Sampaio e Betina Camara, captura.

A primeira improvisação com os atores será feita a partir da palestra de abertura da exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre que será transmitida simultaneamente no dia 15 de junho, às 19h. O bate-papo terá participação do artista Nuno Ramos, do curador Tiago Mesquita, do diretor artístico do Porto Alegre em Cena Fernando Zugno e da coordenadora da programação cultural do Instituto Ling Laura Cogo. O público poderá optar por acompanhar o painel ou a improvisação ao vivo, ou ver um pouco de cada, no YouTube.

Após as exibições ao vivo, o registro da performance inédita ainda poderá ser assistido na galeria do Instituto Ling, onde as demais obras também podem ser vistas. A mostra fica em cartaz até o dia 18 de setembro, com horários sem mediação de segunda a quinta-feira, das 14h às 19h, e com mediação nas sextas-feiras, às 16h30 e 18h30, e nos sábados, às 15h, 16h30 e 18h30. Para garantir a segurança de todos durante a pandemia, a visitação está sendo feita somente com agendamentos pelo site do Instituto Ling, permitindo o acesso de grupos de até cinco pessoas por vez.

A exposição é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Visitação Presencial

Período de visitação: de 15 de junho a 18 de setembro de 2021
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Horários sem mediação: de segunda a quinta-feira, às 14h, 15h, 16h, 17h, 18h ou 19h
Horários com mediação: sextas-feiras, às 16h30 ou 18h30, e sábados, às 15h, 16h30 e 18h30
Gratuito, mediante agendamento prévio pelo site www.institutoling.org.br
As visitas têm duração de 60 minutos. Os encontros com mediação são guiados pela equipe do programa educativo do centro cultural e podem incluir também uma visita às obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling

terça-feira, 15 a 15 de junho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?