Agenda | Música

“Operita Violoncello”, de Arthur Barbosa, estreia no Theatro São Pedro

Change Size Text
“Operita Violoncello”, de Arthur Barbosa, estreia no Theatro São Pedro Arthur Barbosa. Foto: Cláudio Etges/divulgação

Depois de ter tido sua estreia cancelada em 2020, devido à pandemia do Covid-19, a Operita Violoncello, de Arthur Barbosa, já tem data marcada para acontecer presencialmente. As récitas ocorrem no Theatro São Pedro nos dias 13, 14 e 15 de julho, de terça a quinta-feira, em diferentes horários, seguindo todos os protocolos de segurança. 

Os ingressos poderão ser adquiridos a partir do dia 6 de julho, gratuitamente, mediante a doação de alimento não perecível (confira o “Serviço”). Este projeto é realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Sedac nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas.

A ópera de câmara em um ato composta e regida pelo maestro Arthur Barbosa, com libreto de Álvaro Santi, tem como tema central o violoncelo. A montagem traz à cena um elenco renomado, protagonizado pela mezzo-soprano Angela Diel, pelo baixo Daniel Germano e pelo bailarino e coreógrafo Raul Voges, além de um conjunto de dez violoncelistas, um percussionista e duas bailarinas/atrizes, Pâmela Manica e Janaína Nocchi. Conduzindo este elenco, está a atriz e diretora teatral Jacqueline Pinzon.

Foto: Fábio Kremer/Divulgação

Um dos diferenciais desta obra original de Arthur Barbosa é o fato de o compositor concebê-la para ser executada somente por um ensemble de cellos, em lugar de uma orquestra tradicional. Segundo o maestro, a concepção de Operita Violoncello seguiu a lógica de todo processo criativo. “A gente pena um pouco, é sempre doloroso, mas quando a obra está criada e vem o parto, temos aquela realização pessoal de ter gerado um filho”, opina. 

Ele explica que o som da orquestra de violoncelos é muito peculiar, ainda que sejam escassas as obras para esta formação. “Por isso, o ímpeto de criar nossa própria obra. Será inédito, especialmente para o público”. Ressalta, ainda, a presença de um percussionista, que nesta montagem esta representada por Jorge Matte, que irá garantir um toque de latinidade à formação operística.  

No libreto de Álvaro Santi acompanhamos o drama de Maria que ama tocar e dedica-se totalmente ao violoncelo. O instrumento, por sua vez, assume a forma humana, e assim, a paixão entre ambos se corporifica e passa do campo das ideias para a paixão sensual. Mas na vida da artista surge Juan, um jovem sedutor que quer Maria somente para si. Neste dilema, o seu instrumento, o violoncelo, sente-se “traído” e assim inicia-se um improvável triângulo amoroso com grandes e transformadoras consequências para Maria e seus amores.

Serviço

Operitta Violoncello

Dia 13 de julho, terça-feira, às 20 (Ensaio Aberto)
Dia 14 de julho, quarta-feira, às 16h e às 20h (Récita)
Dia 15 de julho, quinta-feira, às 20h (Récita), dentro da programação do Encontro de Violoncelos da UFRGS
Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Retirada de ingressos na recepção do Multipalco, entre 06 e 15 de julho, mediante doação de 2 kg de alimento não perecível

terça-feira, 13 a 13 de julho de 2021 | 20h00

Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?