Agenda | Música

OSPA apresenta solo de bandolim e ritmos brasileiros em novo concerto

Change Size Text
OSPA apresenta solo de bandolim e ritmos brasileiros em novo concerto Maestro Anderson Alves. Foto: Lais Martins/Divulgação

A música brasileira é a grande protagonista do novo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). O jovem maestro convidado Anderson Alves conduz a orquestra, que interpreta uma obra de sua autoria, além de peças de Mozart, Milhaud e Gnattali. Daniel Migliavacca será o solista convidado do dia. A apresentação será neste sábado (31/7), às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube

Neste concerto, intitulado Saudades do Brasil, o público será limitado a 200 pessoas, menos de 20% da capacidade da Sala de Concertos (1,1 mil lugares). O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível.

O concerto toma o título emprestado da suíte de dança Saudades do Brasil, do compositor francês Darius Milhaud (1892 – 1974). Milhaud viveu no Brasil por dois anos e, ao partir, levou discos e lembranças. Já na França, expressou sua saudade do país compondo essa suíte com ritmos brasileiros e movimentos batizados de locais famosos, como Corcovado e Copacabana. O maestro Anderson Alves comenta a obra: “Ele trabalha a bitonalidade, ou seja, duas tonalidades ao mesmo tempo, o que às vezes assusta os ouvidos. No meio de tudo, escutamos maxixe, samba e outros ritmos brasileiros”.

A síntese entre música popular brasileira e erudita também será ouvida em Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas, composto em 1985 pelo consagrado compositor Radamés Gnattali (1906-1988). O bandolinista paulistano Daniel Migliavacca vem de Curitiba, onde vive, especialmente para interpretar a obra. Segundo ele, é uma referência dentro da história do bandolim no Brasil: “Esse concerto foi dedicado ao grande bandolinista Joel Nascimento, que é um grande mestre e amigo de Radamés, e percebemos que o autor, como gênio que foi, conhecia profundamente as características sonoras e técnicas do bandolim. Isso faz com que seja muito prazeroso estudar e executar a obra”.  

Serviço

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Nono concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
Saudades do Brasil

31 de julho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.
Na Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas).
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line: uhuu.com, de quinta-feira (29), às 12h, até sexta-feira (30), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física: Casa da OSPA, na sexta-feira (30) e no sábado (31), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site.
Estacionamento gratuito no local.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

sábado, 31 a 31 de julho de 2021 | 17h00

Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas).

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?