Agenda | Música

OSPA apresenta “Tuba em Concerto”

Change Size Text
OSPA apresenta “Tuba em Concerto” Wilthon Matos. Foto: Ana Eidam/Divulgação

Neste sábado (10/7), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta Tuba em Concerto, que terá a estreia mundial de duas obras compostas especialmente para o tubista da OSPA Wilthon Matos, que será o solista da ocasião. Uma delas, transforma em música um período difícil da sua vida, quando seu filho foi hospitalizado. Já os fãs do compositor tcheco Antonín Dvorák poderão apreciar a Sinfonia nº 8 em Sol maior, op. 88. Vindo do Rio de Janeiro, André Cardoso é o maestro convidado da apresentação, marcada para este sábado, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e público presencial limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA

Natural de Belém do Pará, Wilthon é músico da OSPA, além de professor e maestro da Banda Sinfônica da Escola da OSPA e membro do Quinteto Porto Alegre. Engajado na divulgação da tuba, ele costuma solicitar novas peças para o instrumento a diferentes compositores. O paranaense Renato Segati de Moraes atendeu ao pedido com Concerto para Tuba e Pequena Orquestra, uma representação sonora de um momento na vida de Wilthon, quando seu filho Eduardo Henrique Gomes Matos, de 13 anos, foi hospitalizado, em 2019. Os quatro movimentos da peça acompanham a jornada de pai e filho: I. Ambiente. Confortável é a calmaria antes da doença; II. Drama. Apreensivo trata da internação do menino na UTI; III. A Busca. Com fé, mostra a torcida pela recuperação e a importância da religião para a família, e IV. Milagre. Aliviado – contagiante, traz a celebração da cura que antes parecia improvável.

A outra peça inédita é Momento Nordestino n° 5, escrita para tuba e orquestra de cordas pelo compositor pernambucano Beetholven Cunha, em 2017. O trabalho inclui elementos rítmicos e melódicos da música popular do nordeste brasileiro (aboio, baião e xote), além de explorar as possibilidades técnicas da tuba frente a uma orquestra de cordas.

Na segunda parte da apresentação, a orquestra faz uma incursão ao repertório mais tradicional de concerto. A OSPA executa Sinfonia nº. 8 em Sol maior, op. 88, uma das maiores obras do tcheco Antonín Dvorák. Trata-se da última sinfonia escrita pelo compositor antes de se mudar para os Estados Unidos e compor sua obra mais famosa, a Sinfonia do Novo Mundo. A obra, criada em 1889, foi escolhida pelo maestro André Cardoso: “Talvez seja a mais tcheca das nove sinfonias do Dvorák por conta das melodias que ele traz”, comenta o regente.

Serviço

Sexto concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
Tuba em Concerto

Quando: 10 de julho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não é permitido após o início do concerto).
Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível, que deve ser entregue ao retirar o ingresso.
Bilheteria on-line: uhuu.com, de quinta-feira (8), às 12h, até sexta-feira (9), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física: Casa da OSPA, na sexta-feira (9), das 12h às 17h, e no sábado (10), das 9h até o horário do concerto. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

sábado, 10 a 10 de julho de 2021 | 17h00

Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?