Agenda, Música

OSPA destaca Mozart, Weber e Haydn em concerto presencial e online

Change Size Text
OSPA destaca Mozart, Weber e Haydn em concerto presencial e online Foto: Leandro Rodrigues/Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta o concerto intitulado Esplendor Clássico & Inovações Românticas neste sábado (12/6), às 17h. O evento terá público presencial na Sala de Concertos da Casa da OSPA, limitado a 15% da lotação, e transmissão online para garantir o acesso de todos à apresentação. 

O ingresso é a doação de 1kg de alimento perecível. A retirada deve ser feita na bilheteria, na sexta-feira (11/6), das 12h às 17h, e no sábado (12/6), das 9h até o horário do concerto (mediante disponibilidade).

O concerto terá regência do maestro do Coro Sinfônico da OSPA, Manfredo Schmiedt, que selecionou um repertório de obras criadas nos períodos Clássico e Romântico. “Vai ser uma alegria muito grande para mim, depois de um ano e meio, voltar a reger na nossa Casa com um repertório que tem três grandes compositores: Mozart, Weber e Haydn”, comemora o regente. 

O pianista Max Uriarte é o solista convidado nas obras Rondó em Lá maior para piano e orquestra, KV 386, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Peça de concerto para piano e orquestra em Fá menor, Op. 79, de Carl Maria Von Weber (1786-1826). O programa ainda inclui  Sinfonia no. 104 em Ré maior, ‘Londres’, de Joseph Haydn (1732-1809). 

Schmiedt pontua que todas as obras apresentam inovações associadas ao período romântico, ainda que Mozart e Haydn sejam considerados compositores clássicos por excelência. “Gosto muito da sinfonia de Haydn porque tem uma dramaticidade inicial, mas termina com leveza. Estamos precisando desse alto astral para nos auxiliar neste momento. Todo o concerto tem leveza e felicidade, tenho certeza de que todos vão gostar muito”, conclui o regente.  

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o evento seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e ao ocupar as poltronas da Sala de Concerto.

Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

sábado, 12 a 12 de junho de 2021 | 17h00

Sala de Concertos da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501)

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.