Agenda | Música

OSPA homenageia 100 anos de Piazzolla em concerto

Change Size Text
OSPA homenageia 100 anos de Piazzolla em concerto Rafael Honório. Foto: Gustavo Fallavena/Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), presta homenagem ao centenário de Astor Piazzolla no concerto deste sábado (3/7). No repertório variado, tem espaço também para uma peça de J.C. Bach, com solo do violoncelista Rafael Honório Sobrinho, e uma obra inédita de Arthur Barbosa, que será o regente da apresentação. O evento começa às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e público presencial limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível.

O concerto contempla sete obras curtas para cordas, começando por duas peças do repertório clássico: Sinfonietta, de Harald Genzmer (1909 – 2007), e Concerto Para Violoncelo e Orquestra em Dó Menor, CWYC98, de Johann Christian Bach (1735 – 1782). A autoria da última obra, atribuída ao filho do famoso Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), é motivo de debate entre especialistas. Nesta peça, Rafael Honório Sobrinho se une à orquestra para um solo de violoncelo. Será a primeira vez do músico como solista à frente da OSPA. Em 2019, Rafael venceu o Concurso para Jovens Solistas do Conservatório de Música da OSPA, que garantiu essa oportunidade ao primeiro lugar. 

“Vim de Foz do Iguaçu, onde não tem orquestra nem teatro, para Porto Alegre, em 2016. Assisti a um concerto da OSPA e achava que estava muito distante. Para a gente que é aluno, a OSPA se torna um símbolo, é onde a gente quer chegar. Estou bem animado”, diz Rafael, que tem se destacado em concursos nos últimos anos. 

Em seguida, a OSPA executa três peças de Piazzolla (1921 – 1992), com arranjos de Arthur Barbosa para orquestra de cordas (as obras do argentino geralmente são compostas para quarteto de violino, piano, bandoneon e contrabaixo): Introducción al Angel, Ave Maria e Melancólico Buenos Aires. Trata-se de um recorte de obras introspectivas, melancólicas e menos conhecidas pelo grande público, segundo Barbosa, que é regente da OSPA Jovem e diretor artístico e regente titular da Orquestra Eleazar de Carvalho, em Fortaleza (CE). “Piazzolla é o pai do tango novo, ele internacionalizou e mudou a cara do tango assim como Tom Jobim fez com a música brasileira”, comenta o arranjador, compositor e regente.

O concerto termina com duas obras do próprio Barbosa: “Incluí a minha primeira obra estreada em Porto Alegre, Toada e Desafio, em 1997, pela Orquestra da Ulbra, e a mais recente, Choro Breve, um chorinho simples que faz parte de uma obra maior e eu transformei em um Divertimento, por assim dizer”.Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Quinto concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021

De Bach a Piazzolla

Quando: 3 de julho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não é permitido após o início do concerto)
Onde: Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.
Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (1), às 12h, até sexta-feira (2), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física*: Casa da OSPA, na sexta-feira (2), das 12h às 17h, e no sábado (3), das 9h até o horário do concerto. Entrega do alimento ao retirar o bilhete. *Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

sábado, 03 a 03 de julho de 2021 | 17h00

Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?