Agenda | Música

OSPA interpreta sucessos de Piazzolla e De Falla

Change Size Text
OSPA interpreta sucessos de Piazzolla e De Falla Dunia Elias. Foto: Nilton Santolin/Divulgação

Neste sábado (17/7), às 17h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta um concerto repleto de músicas consagradas de Astor Piazzolla e de Manuel de Falla. A pianista Dunia Elias e o bandoneonista Carlitos Magallanes se juntam à orquestra, sob regência de Evandro Matté

A transmissão ao vivo será pelo YouTube e público presencial limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível.

No programa do concerto estão obras marcantes que aliam tango à música de concerto, como Adiós Nonino, escrita por Piazzolla para o seu pai, duas das famosas quatro estações portenhas, Primavera Porteña e Invierno Porteño, além de Lo que Vendrá, Libertango e Oblivion

“Considero Piazzolla um dos grandes gênios da música mundial. Era um compositor inquieto, que buscava muita informação, revolucionou uma música voltada para dança com novos elementos, além de ser um instrumentista virtuoso”, opina Evandro Matté, adiantando que em dezembro a OSPA voltará a homenagear o compositor argentino. 

Os dois solistas, Carlitos Magallanes (bandoneón) e Dunia Elias (pianista), têm uma parceria afinada ao longo de anos no grupo Tango’s Show, que também conta com o contrabaixista da OSPA Antônio Guaracy Guimarães. “Tocamos juntos há muito tempo”, conta Dunia, “fui pegando a linguagem do tango, que é algo complexo porque existe a questão ‘extra piano’, ou seja, é preciso tocar piano com o sotaque do tango”. A dupla também toca com a orquestra a milonga Nocturna, escrita por outra grande referência da música argentina, Julián Plaza (1928 – 2003). 

Completa o repertório um clássico de Manuel de Falla, considerado o maior compositor espanhol do início do século XX. Assim como Piazzolla, De Falla levou para a música de concerto elementos da música popular de seu país natal – no seu caso, a Espanha. A OSPA apresentará a versão suíte para o balé El Amor Brujo, obra que inspirou o filme homônimo do diretor espanhol Carlos Saura, com coreografia de Antonio Gades. Composto especialmente para a bailaora Pastora Imperio, em 1914, o balé traz elementos da música folclórica da Andaluzia para contar a lenda de um fantasma ciumento que assombra a sua amada, a jovem cigana Candelas, e tenta impedir que ela corresponda a um novo amor.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Sétimo concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
Piazzolla 100

17 de julho de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não é permitido após o início do concerto)
Na Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.
Bilheteria on-line: uhuu.com, de quinta-feira (15), às 12h, até sexta-feira (16), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física: Casa da OSPA, na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 12h às 17h (NOVO HORÁRIO). Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

sábado, 17 a 17 de julho de 2021 | 17h00

Casa da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

PUBLICIDADE