Agenda | Música

OSPA Live celebra o Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Change Size Text
OSPA Live celebra o Dia Estadual do Patrimônio Cultural Foto: Isabella Cortez/Divulgação

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA) alia história com a melodia de seus 70 anos de trajetória em edição dedicada à programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Neste sábado (15/8), às 17h, a 16ª edição do OSPA Live reúne um repertório que atravessa os períodos Clássico, Romântico e Contemporâneo, com três grupos de câmara.

O projeto inicia com o duo formado por Artur Elias (flauta) e Liliana Michelsen (piano), que revisita Introdução e Variações sobre Trockne Blumen D.802, de Franz Schubert (1797-1828). A obra de estilo Romântico, considerada rara pela presença da flauta, se caracteriza pelo tema melancólico, com uma conclusão triunfal. A canção pertence ao ciclo A Bela Moleira, do mesmo autor, e é baseada em poemas de Wilhelm Müller.

O quarteto composto por Henrique Amado (flauta), Bruno Esperon (violino), Leonardo Bock (viola) e Philip Gastal Mayer (violoncelo) sobe ao palco com Quarteto para flauta em Ré Maior, K 285, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Primeiro de três quartetos elaborados para o flautista amador Ferdinand de Jean, a composição transita de uma melodia alegre para um assombro romântico, chegando a um desfecho astuto, com conjuntos de eco. 

Por fim, Henrique Amado (flauta) junta-se a Ange Bazzani (fagote) e a Eduardo Knob (piano) para o desfecho do programa. O trio interpreta Pastorales de Noël para flauta, fagote e piano, de André Jolivet (1905-1974). Inspirada no Natal, cada um dos movimentos da peça descreve um fragmento da narrativa cristã. A obra, de caráter contido, também abre margem para uma interpretação simbólica, devido à inserção histórica do compositor na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando a França estava sob ocupação.

A apresentação é transmitida ao vivo, pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da OSPA. A direção artística é do maestro Evandro Matté

sábado, 15 de abril de 2024 | 17h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?