Agenda | Música

OSPA realiza concerto com obra rara de Brenno Blauth e Quarta Sinfonia de Beethoven

Change Size Text
OSPA realiza concerto com obra rara de Brenno Blauth e Quarta Sinfonia de Beethoven Emiliano Patarra. Foto: Divulgação

O quarto concerto da Série Casa da OSPA destaca uma obra do compositor gaúcho Brenno Blauth que até hoje teve pouquíssimas execuções e também uma das sinfonias menos conhecidas do mestre alemão Ludwig van Beethoven, a quarta. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) recebe como convidado direto de São Paulo o maestro Emiliano Patarra. O concerto acontece neste sábado (26/6), às 17h, com transmissão online e público limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA. O ingresso é a doação de 1kg de alimento perecível.

O concerto representa uma oportunidade única de ouvir a obra Concertino Para Flauta e Orquestra de Cordas, de Brenno Blauth (1931 – 1993). Após a estreia, em 1975, no Rio de Janeiro, a peça só foi executada duas ou três vezes e não possui gravação conhecida. Sendo assim, a filmagem do concerto do próximo sábado, que permanece disponível no YouTube após a transmissão ao vivo, pode ser o primeiro registro da música deste importante compositor gaúcho que se tornou referência nas salas de concerto brasileiras. 

O Concertino é novidade até para o flautista Henrique Amado, que será o solista da apresentação. Ele reforça a sua importância: “É uma obra muito relevante para o repertório da flauta transversal. Apesar de ser muito explorado na música brasileira, não tem muitos concertos escritos para solistas deste instrumento”. 

“O Brenno Blauth é um compositor absolutamente genial que a gente conhece muito pouco, então estamos resgatando a importância da escola de composição do século XX no Brasil e no Rio Grande do Sul. Fazer a revisão e divulgar o ‘Concertino’, registrar para que mais orquestras possam tocar, é uma atitude decisiva e fundamental”, comenta o maestro Emiliano Patarra.

Ainda em clima de comemoração aos 250 anos de Ludwig van Beethoven (1770-1827), celebrados em 2020, a OSPA viaja até a Europa do século 19 na segunda parte do concerto para executar Sinfonia nº 4 em Si bemol Maior, Op. 60. A peça estreou em 1807, sob regência do próprio Beethoven, em Viena. Menos badalada do que as sinfonias mais ambiciosas do músico, a obra chama a atenção por sua introdução lenta e misteriosa. Na opinião de Patarra, “a quarta sinfonia é um tesouro a ser descoberto”. Ele lembra que a peça era a preferida de vários compositores do romantismo, como Felix Mendelssohn (1809-1847).

Serviço

Terceiro concerto da Série Casa da OSPA – Temporada 2021
Blauth & Beethoven

26 de junho, às 17h. Abertura das portas: 16h (o acesso não será permitido após o início do concerto).
Na Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.
Bilheteria on-line: uhuu.com, de quinta-feira (24), às 12h, até sexta-feira (25), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria física: Casa da OSPA, na sexta-feira (25), das 12h às 17h, e no sábado (26), das 9h até o horário do concerto. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.
*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.
Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.
Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

sábado, 26 a 26 de junho de 2021 | 17h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?