Agenda | Música

Palco Virtual traz Tuco Marcondes, Eliakin Rufino, Toninho Ferragutti e grupo Clarianas

Change Size Text
Palco Virtual traz Tuco Marcondes, Eliakin Rufino, Toninho Ferragutti e grupo Clarianas Tuco Marcondes. Foto: Gal Oppido/Divulgação

De 8 a 11 de abril, sempre às 20h, o Itaú Cultural intensifica sua programação musical online e apresenta mais quatro shows ao vivo da temporada do Palco Virtual.

Nesta quinta (8/4), primeiro dia, o multi-instrumentista Tuco Marcondes transita entre a MPB e o rock britânico para mostrar uma prévia do seu novo álbum Olho do furacão. O disco vai mesclar canções com letras e composições instrumentais, marcadas pelo violão e pela gaita, além do sitar e da tambura – de origem indiana.

Na sexta (9/4), o poeta e compositor roraimense Eliakin Rufino une poesia e os sons regionais para abordar o desmatamento das florestas e os crimes contra a população da Amazônia. Com instrumentos amazônicos que evocam a sonoridade da floresta, ele revela nas letras sua perplexidade diante da tragédia – desmate, queimada e garimpo – que assola a Amazônia e ameaça o futuro da floresta, dos rios, dos animais, dos povos originários e ribeirinhos e das populações urbanas.

Toninho Ferragutti. Foto: Tarita Sousa/Divulgação

O final de semana começa no sábado (10/4), com o show instrumental do acordeonista e compositor Toninho Ferragutti, considerado um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas do país. Ferragutti interpreta músicas de sua autoria e de composições em parceria com Sivuca, Hermeto Paschoal, Dominguinhos e outros.

No domingo (11/4), a música popular brasileira pede passagem na apresentação do grupo de cantadeiras urbanas, Clarianas. Com canções autorais que documentam o cotidiano da população periférica brasileira, em sua maioria negra, o grupo mostra para o público um amplo universo sonoro, genuinamente brasileiro, que vai desde os cânticos indígenas aos aboios sertanejos, passando pelas brincantes do coco, ladainhas do catolicismo popular, sambas de roda, maracatus, xotes, rezas e tambores africanos.

Clarianas. Foto: Bia Varella/Divulgação

As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link no site do Itaú Cultural).

quinta-feira, 08 a 11 de abril de 2021 | 20h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?