Agenda | Cinema | Literatura

Pedro Gonzaga e Roger Lerina discutem obra “Lavoura Arcaica” em bate-papo virtual

Change Size Text
Pedro Gonzaga e Roger Lerina discutem obra “Lavoura Arcaica” em bate-papo virtual Filme "Lavoura Arcaica". Foto: Reprodução/Divulgação

O escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina se encontram virtualmente nesta terça-feira (8/6), às 19h, em mais uma edição do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema. O tema do bate-papo serão as diferenças e semelhanças entre o romance Lavoura Arcaica, escrito pelo autor paulista Raduan Nassar em 1975, e o longa-metragem homônimo que estreou nas telonas em 2001 com direção de Luiz Fernando Carvalho.

A atividade será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site do Instituto Ling.

Durante o evento, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, e acompanhar algumas das principais cenas do filme, que conta com Selton Mello no papel principal, além de atuações do próprio diretor e de grandes nomes do cinema nacional, como Juliana Carneiro da Cunha, Caio Blat, Simone Spoladore, Raul Cortez e Leonardo Medeiros

A obra conta a história de André, que sai de casa por se sentir sufocado pelos pais. Anos depois, ele cede aos apelos da mãe e retorna, quebrando definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua irmã. A versão literária de Lavoura Arcaica foi imediatamente considerada um clássico, após o seu lançamento nos anos 70, marcando a história da prosa narrativa no Brasil. Com a adaptação cinematográfica, o romance ganhou o mundo, recebendo mais de 50 prêmios internacionais. Atualmente, é considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos cem melhores filmes brasileiros já produzidos.

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

terça-feira, 08 a 08 de junho de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?