Agenda | Cinema | Literatura

Pedro Gonzaga e Roger Lerina participam de debate sobre o clássico “Ligações Perigosas”

Change Size Text
Pedro Gonzaga e Roger Lerina participam de debate sobre o clássico “Ligações Perigosas” Foto: Reprodução

O Instituto Ling realiza nesta terça-feira (13/7), às 19h, a quarta edição deste ano do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema. No evento virtual, o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina discutirão com o público as diferenças e semelhanças entre o romance Ligações Perigosas, de 1782, escrito pelo francês Pierre Choderlos de Laclos, e o longa-metragem homônimo que chegou às telonas em 1988 com direção do britânico Stephen Frears e atuação de Glenn Close, Michelle Pfeiffer e John Malkovich.

Durante o encontro, o público poderá interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar alguns dos principais trechos do filme. A atividade será transmitida ao vivo e gratuitamente pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site do Instituto.

A obra, que foi um dos grandes destaques da literatura epistolar, destaca as relações amorosas, a perda da inocência e a traição em primeiro plano, tendo como pano de fundo um dos mais sofisticados e ferinos retratos da aristocracia pré-Revolução Francesa. Na narrativa, a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, apesar de todo o luxo que os rodeia e da extrema cortesia e sofisticação que aparentam, personificam o que há de mais vil na humanidade. Ex-amantes, eles manipulam todos a seu redor.

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

terça-feira, 13 a 13 de julho de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?