Agenda | Notas | Performance

Performance artística “Memória em risco – Vila dos Ferroviários”

Change Size Text
Performance artística “Memória em risco – Vila dos Ferroviários” Foto: Divulgação

Nessa terça (17/11), às 20h10min, a artista visual e pesquisadora, Alice Bemvenuti, em parceira com o fotógrafo e videomaker, Luís Vieira, estreia a performance artística Memória em risco – Vila dos Ferroviários, na programação da Virada Sustentável.

O trabalho se configura em uma com imagens e atuação da artista que deveria ser realizada presencialmente no Grêmio Esportivo Ferrinho, porém com as alterações na programação devido as exigências do isolamento social, será transmitido ao vivo através do Facebook e YouTube da Virada.

Também participa do evento o ferroviário aposentado, guardião da memória do local, Hélio Bueno da Silveira, e Bianca Danzmann Silveira, fotógrafa filha de Danilo Cigaran Silveira, maquinista ativo na Rumo Logística.

Memória em Risco – Vila dos Ferroviários apresenta fragmentos em vídeo de duas partes da performance. Com projeção de imagens da Vila sobre o corpo da artista, um convite a reflexão e a percepção, mas também uma provocação e um encontro com as inúmeras questões que são abordas de modo sutil e intenso, mas todas na relação da denúncia envolvendo os apagamentos da memória e do patrimônio.

Nos últimos dez anos, Alice Bemvenuti tem se dedicado a realizar caminhadas nas ruas da Vila dos Ferroviários em Porto Alegre, mas seu encontro com o lugar se deu através das interrogações como gestora do Museu do Trem de São Leopoldo ainda em 2009. Ao longo dos anos desenvolveu projetos não só pelo Museu, mas também projetos independentes como pesquisadora, assim como desenvolveu atividades acadêmicas vinculadas a Universidade e, recentemente, como oficineira do Ponto de Cultura Ferrinho.

Neste projeto, em especial, a performance artística revê a memória, mas também manifesta-se através de uma linguagem audiovisual cheia de sobreposições e evidências do lugar que foi palco da ferrovia desde a primeira metade do século XX.

Foto: Divulgação

terça-feira, 17 de abril de 2024 | 20h10

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?