Agenda | Música | Unimúsica 2020

Pianistas Bianca Gismonti e Clarice Assad apresentam-se no Unimúsica

Change Size Text
Pianistas Bianca Gismonti e Clarice Assad  apresentam-se no Unimúsica Clarice Assad. Foto: Divulgação Unimúsica

A quarta noite do festival Unimúsica – Forrobodó: Quando Elas Tocam, promovido pela UFRGS, reúne nesta quinta (17/9), às 20h, as instrumentistas Bianca Gismonti, Clarice Assad, Denise Fontoura, Lucinha Turnbull e Natália Carrera. Totalmente digital, o evento reúne 25 artistas mulheres em transmissões que mesclam conversas ao vivo e apresentações gravadas com exclusividade para o festival.

Foto: Montagem de Marcelo Freire/Divulgação Unimúsica

A Rádio da Universidade preparou uma série de cinco podcasts sobre as atrações do festival, com entrevistas conduzidas pelas jornalista Ana Laura Freitas – uma das curadoras do festival ao lado de Ana Fridman, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios:

Onde assistir ao Unimúsica 2020:
Facebook do DDC-UFRGS
Facebook da UFRGS TV
YouTube DDC-UFRGS
YouTube UFRGS TV

Conheça as instrumentistas que se apresentam nesta quinta (17/9):

Bianca Gismonti
Pianista e compositora, conduz paralelamente a sua carreira solo o Bianca Gismonti Trio e o Duo Gisbranco, com a pianista Cláudia Castelo Branco. É filha do compositor Egberto Gismonti, com quem já se apresentava internacionalmente aos 15 anos. Tem 7 discos gravados, incluindo Desvelando Mares, lançado em 2019 em sua formação trio.

Clarice Assad
Compositora, pianista, arranjadora e cantora, Clarice é autora de peças para uma variedade de instrumentações, incluindo obras para piano, violão, conjuntos de câmara e orquestra. Faz parte de uma família de músicos cuja contribuição para a cultura brasileira é de grande relevância: é filha de Sérgio Assad e sobrinha de Odair e Badi Assad.

Denise Fontoura
Saxofonista, flautista e cantora nascida em Porto Alegre, possui forte vínculo com a cena jazzística de Viena, onde residiu durante muitos anos, integrando o Alegre Corrêa Sexttet, conjunto com o qual gravou sete discos. Já tocou com nomes como Hermeto Pascoal, João Donato e Lionel Richie. Foi uma das primeiras saxofonistas de Porto Alegre e está lançando seu segundo disco solo.

Lucinha Turnbull
Cantora, compositora e guitarrista nascida em São Paulo, é considerada a primeira mulher a tocar guitarra no Brasil, tendo colaborado com Rita Lee em diversas formações e participado de discos como Refavela, de Gilberto Gil, e Cinema Transcendental, de Caetano Veloso

Navalha Carrera
Guitarrista, baterista e produtora, Carrera é conhecida por suas colaborações com Letrux. A artista gravou e produziu os discos Letrux em Noite de Climão e Letrux aos Prantos. Atualmente é compositora de trilhas sonoras. 

Programação Unimúsica 2020 – Festival Forrobodó
De 14 a 18 de setembro, às 20h
Clique aqui para mais informações.

14/9Alzira E, Gabriela Machado, Josyara, Lívia Mattos e Nina Fola

15/9Ana Karina Sebastião, Ange Bazzani, Lilian Nakahodo, Maria Beraldo e Simone Sou

16/9Carol Panesi, Cristina Braga, Gabriela Vilanova, Léa Freire e Mariá Portugal

17/9Bianca Gismonti, Clarice Assad, Denise Fontoura, Lucinha Turnbull e Natália Carrera

18/9Ayelen Pais, Joana Queiroz, Maíra Freitas, Renata Rosa e Simone Rasslan

Leia o perfil da musicista Nina Fola, atração da primeira noite do festival.

Confira também a conversa com a cantora Maria Beraldo, convidada da noite de terça (15/9).

Leia a entrevista com a compositora Léa Freire, atração da noite de quarta (16/9).

Confira a entrevista com a clarinetista Joana Queiroz, que toca na sexta (18/9).

Para saber mais sobre a edição deste ano do festival, leia a reportagem da jornalista Ana Laura Freitas, uma das curadoras do evento.

quinta-feira, 17 de abril de 2024 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?