Agenda | Música

PianOrquestra apresenta o espetáculo “Dez mãos e um piano”

Change Size Text
PianOrquestra apresenta o espetáculo “Dez mãos e um piano” Foto: Renato Mangolin/Divulgação

O premiado grupo carioca PianOrquestra apresenta o espetáculo Dez mãos e um piano em live gratuita promovida pelo Instituto Ling nesta quinta (28/1), às 20h.

O projeto, que tem direção artística do músico Cláudio Dauelsberg, envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, eles exploram as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.

A apresentação será exibida em plataforma virtual. Para receber o link direto da transmissão, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site.

O repertório passa por obras de compositores brasileiros como Pixinguinha, Claudio Santoro e Villa-Lobos, chegando a cena pop contemporânea mundial com Beatles, Queen e Michael Jackson. Entre os nacionais, também entram na lista os mineiros Milton Nascimento e Toninho Horta, com os quais o grupo guarda história.

— O PianOrquestra gravou músicas de Milton e Toninho Horta com abordagens completamente inovadoras. Em Cravo e Canela, de Milton, fazemos um funk dentro do piano; já em Manuel, o Audaz, de Toninho Horta, exploramos o piano como se fosse um violão, tocando suas 220 cordas com seis mãos — conta o diretor.

O PianOrquestra tem direção musical do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Veronica Fernandes, Patrícia Marinho Mol, do pianista Matheus Kern e da percussionista MAKO.

quinta-feira, 28 de março de 2024 | 20h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?