Agenda | Cinema | Notas

Produções do litoral e do interior pautam novas sessões do Cinematógrafo Cineclube

Change Size Text
Produções do litoral e do interior pautam novas sessões do Cinematógrafo Cineclube “Quando Te Avisto”, de Denise Copetti. Foto: Reprodução

O Cinematógrafo Cineclube realizará novas sessões online após a sua primeira exibição virtual realizada em 2020. O formato, além de ser uma alternativa para o projeto em uma época de distanciamento social, projeta uma iniciativa passo-fundense para todo o Brasil, com uma programação diferenciada de filmes que não costumam ser exibidos nos grandes circuitos comerciais.

Como já é tradição no Cinematógrafo, as sessões serão acompanhadas dos realizadores de cada filme para uma conversa sobre o fazer cinematográfico, aproximando o público dos processos de produção de uma obra audiovisual.

Os filmes serão disponibilizados através de links nas redes sociais do cineclube por tempo determinado, enquanto os debates acontecem nos dias 1º, 2, 8 e 9 de abril, a partir das 21h, com transmissão no Facebook do Cinematógrafo.

Para as novas sessões, foram escolhidas produções do litoral e do interior gaúcho, enfatizando a proposta do cineclube de apresentar produções plurais e descentralizadas. Mais do que isso, a exibição desses trabalhos fortalece o circuito de cineclubes e produtoras independentes do Rio Grande do Sul. Participam das sessões o cineclube O Marisco, de Cidreira, e a oficina de vídeo TV Ovo, de Santa Maria, com produções locais.

Na primeira semana, é a vez do Marisco apresentar dois curtas-metragens: Duas Cruzes, de Lizzi Barbosa, e O Maestro da Areia, de Ivan Therra. Já na segunda semana, a TV Ovo apresenta os curtas Quando Te Avisto, de Denise Copetti e Neli Mombelli, e Frequências do Interior, de Neli Mombelli.

“Nesse momento em que estamos todos buscando apoios para a sobrevivência da área cultural, queremos dar visibilidade a esses projetos importantes do RS, além de fortalecer o circuito cineclubista, que tem fundamental importância na difusão audiovisual”, comenta Rafaela Pavin, idealizadora do cineclube.

Este projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através do Edital de Projetos Culturais da Lei Aldir Blanc.

quinta-feira, 01 a 09 de abril de 2021 | 21h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?