Agenda | Cinema | Literatura

Projeto adaptação debate “A Hora da Estrela”

Change Size Text
Projeto adaptação debate “A Hora da Estrela” "A Hora da Estrela". Foto: Divulgação

Nesta terça (17/11), às 18h30min, o Instituto Ling promove uma edição inédita do projeto Adaptação, em comemoração ao centenário de aniversário de Clarice Lispector.

O professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina apresentam análises e comparações entre o livro A Hora da Estrela e o longa-metragem homônimo, com direção de Suzana Amaral e com Marcélia Cartaxo no papel principal, que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim daquele ano.

A obra conta a história da datilógrafa alagoana Macabéa, enquanto traz questões filosóficas e existenciais que são características das produções de Lipector.

Clarice Lispector (1920-1977) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do último século. Nascida na Ucrânia, ela chegou ao Brasil ainda pequena, em 1922, e logo foi naturalizada brasileira. A autora mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas.

O evento será realizado ao vivo em plataforma virtual. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site.

terça-feira, 17 de abril de 2024 | 18h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?