Agenda, Teatro

Projeto Arte como Ciência recebe a pesquisadora estadunidense Kathy Perkins

Change Size Text
Projeto Arte como Ciência recebe a pesquisadora estadunidense Kathy Perkins Foto: Simone Lersch/Divulgação

O quarto episódio do projeto Arte como Ciência recebe sua primeira convidada internacional, a pesquisadora e iluminadora estadunidense Kathy Perkins.

A entrevista será exibida nesta terça (1º/12), às 18h30min, com tradução solidária de/para inglês, português e espanhol, ao vivo pelo YouTube.

Kathy Perkins é professora emérita da Universidade de Illinois e da Universidade da Carolina do Norte. Seu trabalho como iluminadora e pesquisadora a levou para mais de 40 países.  Ela é a pesquisadora com maior número de antologias de dramaturgia africana e afro-americana publicadas no mundo.

É editora dos livros Black Female Playwrights: An Anthology of Plays before 1950 [Dramaturgas negras: uma antologia de peças de teatro antes de 1950]; Mulheres negras sul-africanas: uma antologia de peças [Black South African Women: An Anthology of Plays]; African Women Playwrights [Dramaturgas africanas]; e Alice Childress: Selected Plays.

Além disso, é co-editora das antologias Contemporary Plays by Women of Color [Alice Childress: peças selecionadas]; Contemporary Plays by Women of Color [Peças Contemporâneas de Mulheres de Cor] e Strange Fruit: Plays on Lynching by American Women [Fruta Estranha: Peças de Mulheres Americanas sobre Linchamento]. Kathy também foi editora sênior do livro The Routledge Companion to African American Theatre and Performance [The Routledge Companion para o Teatro e a Performance Afro-Americanos].

Neste momento, está trabalhando em uma nova antologia dedicada ao tema “lar”, que contará com artistas de diversos países. Um dos autores é o brasileiro Aldri Anunciação, cuja peça Antimemórias de uma travessia interrompida [Antimemories of an interrupted passage] foi traduzida por Viviane Juguero.

O projeto Arte como Ciência considera que o trabalho de Kathy Perkins é fundamental para o desenvolvimento de novas estruturas culturais, pois suas publicações potencializam e divulgam as vozes das mulheres negras de diferentes realidades. Por essa razão, sua entrevista enfocará o tema Antologias de Peças Africanas e da Diáspora Africana, criadas por Mulheres.

terça-feira, 01 de janeiro de 2021 | 18h30

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.