Agenda | Música

Projeto Limpeza de Ouvidos divulga primeiro vídeo

Change Size Text
Projeto Limpeza de Ouvidos divulga primeiro vídeo Guilherme Santin. Foto: Silvana Dalmaso/Divulgação

Como escutamos os sons e ruídos a nossa volta? O que é uma paisagem sonora? Como percebemos a textura e a amplitude de uma música? Essas são algumas das questões abordadas pelo Projeto Limpeza de Ouvidos, uma minissérie documental de quatro episódios. 

O primeiro episódio O que é o som? estreia nesta quinta (7/1), às 18h, no canal Pausa Forte, na plataforma de vídeos YouTube.

O idealizador do Projeto, o músico e professor de Caxias do Sul, Guilherme Santin, conta que a ideia é inspirada no capítulo homônimo do livro Ouvido Pensante do compositor e pedagogo canadense Murray Schafer. “O objetivo é chamar a atenção das pessoas, musicistas ou ouvintes, para a forma como escutamos o som, música ou não, buscando despertar uma maneira diferente, mais atenta e ativa, de escutar música. É importante não apenas escutar, mas ouvir”.

Os temas dos vídeos são silêncio, ruído, som, timbre, amplitude, altura, textura, ritmo, e paisagem sonoro-musical. Em cada episódio são apresentados conceitos e exemplos das propriedades do som, com a intenção de fazer o espectador pensar sobre este sentido que lhe é tão natural. 

— A limpeza de ouvidos, da qual Schafer se refere, é o processo de preparação dos nossos ouvidos para realizar uma ação importante que é prestar atenção ao som, identificar suas propriedades e implicações — destaca Santin.

Toda quinta-feira um episódio será postado no canal.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Guilherme Santin. Foto: Silvana Dalmaso/Divulgação

quinta-feira, 07 de abril de 2024 | 18h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?