Agenda | Literatura | Música

Projeto Sopaporiki apresenta novo encontro virtual

Change Size Text
Projeto Sopaporiki apresenta novo encontro virtual Foto: Alass Deriva/Divulgação

Neste sábado (22/5), às 19h, acontece a live Sopaporiki e a Dança das Palavras do projeto cultural Sopaporiki, do músico, pesquisador e poeta Richard Serraria. O encontro conta com a participação de Carlinhos Santos, historiador, jornalista cultural, especialista em Corpo e Cultura, Mestre em Educação e crítico de dança, e Ediane Oliveira, jornalista e produtora cultural. A transmissão ao vivo acontece pelo Facebook da Escola de Poesia.

O projeto carrega a cosmogonia do tambor negro sul riograndense e conta parte da origem, os princípios e as doutrinas dos doze orixás do Batuque de Nação Oyó Idjexá no sul da Pachamama (América do Sul), em livro impresso, eBook e audiobook. 

A iniciativa também expressa a urgente necessidade de incorporação das poéticas africanas e dos povos originários ao corpus da Literatura Brasileira. De acordo com Richard, que já possui uma longa estrada e conexão com a literatura, sendo escritor e doutor em Literatura Brasileira, a forte presença do plurilinguismo da língua “Pretuguesa” falada no Rio Grande do Sul, com elementos da língua iorubá e das várias línguas bantas atestam a amefricanidade – termo alcunhado pela intelectual negra Lélia Gonzales ao referir-se à diáspora e à experiência indígena contra a dominação colonial.

sábado, 22 a 22 de maio de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?