Agenda | Dança | Performance | Teatro

Projeto TocArte lança série de videoperformances inéditas

Change Size Text
Projeto TocArte lança série de videoperformances inéditas Foto: Ramiro Furquim/Divulgação

Mais de 85 profissionais estiveram envolvidos na realização de 33 oficinas e criação e produção de 22 vídeoperformances inéditas do projeto TocArte – que a poesia o faça já que eu não posso. A iniciativa, realizada através de recursos da Lei Aldir Blanc, é um dos 100 projetos que foram contemplados pelo Edital Sedac 09/2020 da Secretaria de Estado da Cultura do RS.

As videoperformances estarão disponíveis gratuitamente a partir desta terça-feira (20/7), no canal do YouTube e no Instagram do projeto. Os trabalhos foram registrados em grande parte no Centro Histórico de Porto Alegre e também no teatro do SESC Canoas.

Com concepção e direção artística de Luiz Manoel, TocArte conta com uma equipe está trabalhando desde janeiro deste ano, com o fim de motivar reflexões e diálogos sobre temas como o amor, o sonho, a festividade, a impossibilidade do toque, a valorização de diferentes grupos identitários e da subjetividade do ser humano contemporâneo. São ações de teatro, música, dança e artes visuais inéditas, disponibilizadas pelas redes sociais da produção.

Inicialmente criado para apresentações de rua, que ocorreriam em quatro cidades do Rio Grande do Sul, a proposta foi adaptada diante do agravamento da pandemia que ocorreu nos últimos meses e se reposiciona para o ambiente digital: a programação contou com transmissões em tempo real no Instagram durante o processo de criação dos vídeos, uma série de videoperformances de curta duração gravadas e oficinas online gratuitas ministradas por diferentes profissionais envolvidos no projeto, que ocorreram na primeira quinzena de junho. As performances contam com tradução em Libras e audiodescrição.

“Queremos atingir tanto moradores do Rio Grande do Sul, quanto de outros estados, passando por nossas fronteiras físicas e dando a possibilidade para o surgimento desse ambiente de diálogo e troca de saberes com artistas e não-artistas do país inteiro”, declara Manoel. As equipes de vídeo e foto contam com diferentes profissionais trazendo olhares plurais sobre cada atração do projeto.

A programação segue até 25 de julho e as performances seguem disponíveis ao público depois das exibições, que podem ser conferidas pelas redes sociais do projeto.

terça-feira, 20 a 20 de julho de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?