Agenda | Cultura | Teatro

Rafael de Moura oferece aulas gratuitas de palhaçaria terapêutica

Change Size Text
Rafael de Moura oferece aulas gratuitas de palhaçaria terapêutica Foto: Tiago Trindade/Divulgação

O ator e palhaço Rafael de Moura oferece uma semana de vídeo-aulas de palhaçaria terapêutica entre os dias 25 e 28 de maio, às 8h. O projeto também conta com aulas ao vivo, que serão transmitidas às 21h, no canal do YouTube Construindo seu Clown. A inscrição, gratuita e aberta para todos, deve ser feita pelo site do projeto. 

Assuntos como a história da palhaçaria, os métodos terapêuticos dessa arte, como aplicar a arte do palhaço em seu dia-a-dia e usá-la em terapias, em grupos, em dinâmicas ou mesmo na cura de seu próprio estado emocional, estão nessa atividade lúdica e tão simbólica para os dias que vivemos, dias de poucos espaços para a reflexão e a arte. As aulas práticas prometem ser leves e divertidas e o participante leva seu certificado e sua alegria pra espalhar por aí!

A escola Construindo Seu Clown foi fundada no ano de 2015 por Rafael de Moura, e de lá para cá vem se especializando no uso da palhaçaria aplicada nos mais diversos ambientes. Sua formação oferece um método divertido, prático e inovador para quem tem o interesse em aprender sobre educação emocional, comunicação e arte. Também é um excelente espaço terapêutico complementar e não convencional para aliviar sintomas de ansiedade, estresse, vencer a timidez e superar traumas e fobias. Em 2020, com a pandemia, especializou-se no modelo virtual de aulas e atividades ao vivo através do youtube e outras plataformas digitais. Para surpresa e alegria o projeto já atingiu mais de 25 mil pessoas do Brasil, América Latina e Europa.

Rafael de Moura é músico, ator, artista circense (malabarista e palhaço) com 28 anos de carreira. É fundador da escola Construindo Seu Clown, além de ser graduando em Psicologia na PUCRS. O artista integrou o elenco do espetáculo O Menino Maluquinho, em 2000, de Adriane Mottola, papel que lhe rendeu os Prêmios Tibicuera de Melhor Ator Coadjuvante e o Prêmio Isnard Azevedo. Trabalhou com diretores como Camilo de Lélis, Élcio Rossini, Paulo Guerra e Zé Adão Barbosa

Rafael estreou no circo como palhaço a convite do diretor Dilmar Messias e a partir daí criou seu conhecido personagem, o Palhaço Pinguinho, que completou 20 anos. Em 2014 fez residência na América Central, onde fez algumas apresentações e trocas de experiências em países como Costa Rica e Nicarágua. Foi convidado em 2018 pela Aliança Francesa para fazer um curso de formação terapêutica em Angola, na África. Atualmente, trabalha na formação de Doutores Palhaços na ONG Doutorzinhos e integra o elenco do Circo Girassol.

terça-feira, 25 a 25 de maio de 2021 | 08h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?