Agenda | Fotografia

Rafael Petry e Leo Peixoto resgatam cenas urbanas de Novo Hamburgo em mostra fotográfica

Change Size Text
Rafael Petry e Leo Peixoto resgatam cenas urbanas de Novo Hamburgo em mostra fotográfica Mostra "NH: Urbano em Reconstrução"/Divulgação

Um resgate de cenas urbanas em diferentes épocas do desenvolvimento da cidade de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, em contraste com o momento atual. Essa é a proposta da mostra fotográfica NH: Urbano em Reconstrução, uma iniciativa do jornalista hamburguense Rafael Petry e do cineasta Leo Peixoto. A mostra estará disponível no Facebook e Instagram @urbanoemreconstrucao, a partir desta segunda-feira (9/8).

Por meio da técnica “Picture in Picture”, feita de forma manual, no momento da captação da imagem – e sem o uso de nenhum tipo de software gráfico – Petry retrata como eram alguns espaços urbanos da cidade no passado e como ele estão nos dias de hoje. O fotógrafo selecionou 20 cenas urbanas da rotina hamburguense, no acervo do Arquivo Público da cidade e na Fundação Schäffel. O objetivo é mostrar como Novo Hamburgo se desenvolveu e transformou ao longo das décadas.  

O projeto tem produção da Convergência, produtora do cineasta Léo Peixoto, que também está assinando a direção do longa-metragem Espiral, ambientado em Novo Hamburgo. Já a pesquisa das imagens e seu contexto histórico tem a curadoria do historiador Paulo Daniel Spolier, que é professor no município e há seis anos trabalha no Arquivo Público de Novo Hamburgo.   

Daniel explica que a mostra NH: Urbano em Reconstrução é uma excelente ferramenta de educação patrimonial e uma oportunidade da população reconstruir laços históricos com a cidade. “A seleção das imagens procurou fugir da visão tradicional da colonização alemã. Nossa pesquisa levou em consideração o desenvolvimento urbano e o consequente crescimento populacional ocorrido nas últimas décadas do século XX, que impactaram na paisagem urbana”, comenta o historiador.  

As fotos incluem principalmente pontos do Centro, Hamburgo Velho, Santo Afonso e São José, onde há grande fluxo de pessoas. “São fotos de acervo, tiradas por pessoas que viviam na cidade entre os anos 20 e 80, que foram digitalizadas especialmente para a captação das novas imagens da mostra”, complementa Petry.  

A mostra NH: Urbano em Reconstrução tem financiamento do edital de Diversidade Cultural da Fundação Marcopolo. O objetivo é tornar o conceito Urbano em Reconstrução um projeto mais amplo, com novas exposições ilustrando o desenvolvimento de outras cidades gaúchas no futuro.  

segunda-feira, 09 a 09 de agosto de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?