Agenda | Artes Visuais | Notas | Performance

Remanso Instituto Cultural abre exposição coletiva “Gesto: Libido, Trabalho e Política na Performance”

Change Size Text
Remanso Instituto Cultural abre exposição coletiva “Gesto: Libido, Trabalho e Política na Performance” "Andar de Cima", de 2009. Fotoperformance: SaraNãoTemNome

Na sexta-feira (5/7), o Remanso – Instituto Cultural inaugura a mostra coletiva Gesto: Libido, Trabalho e Política na Performance. Com entrada gratuita, a abertura acontece a partir das 19h, em evento que contará com performances dos artistas Tiago Gasperin e Erico Bonder, além de uma pista embalada pelas DJs Dane Tone e Marigdas.

A exposição conta com mais de 30 artistas nacionais, como Marco Paulo Rolla (SP), Cinthia Marcelle (MG), Paulo Nazareth (MG), Letícia Parente (BA), Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. (RJ), Érica Storer (PR), Vera Chaves Barcellos (RS) e Paulo Bruscky (PE).

Publicidade

Entre fotoperformances, videoperformances, instalações e objetos, a mostra busca apresentar ao público diferentes formas de mobilização do corpo nas artes visuais.

“Sunset Fever”, de Randolpho Lamonier e Victor Galvão

Nas palavras de Marina Câmara, co-curadora da mostra e coordenadora do projeto, “trabalhar com a performance diz de uma especial relação com o desassombro, que se acresce ao ato de coragem que é ser artista, já que, como sabemos, o performer não se expressa através do objeto artístico, mas sim corporifica a própria arte”.

Os trabalhos apresentados tomam conta dos dois andares da Remanso e se organizam em três núcleos principais – libido, trabalho e política -, e propõem uma reflexão crítica sobre as amarras da linguagem, das categorias e das classificações que estruturam o pensamento ocidental. 

Ao longo do período de visitação, que segue até outubro, serão realizadas performances, visitas mediadas e atividades educativas voltadas para o público. A mostra não é recomendada para menores de 18 anos, conforme classificação indicativa. 

Gesto: Libido, Trabalho e Política na Performance é uma curadoria conjunta de Marina Câmara, Marcela Futuro, Sammy Duarte e Ali do Espírito Santo e compõe a programação do projeto de extensão Trilhas Artísticas, do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, no âmbito da disciplina Seminários de tópicos especiais em História, teoria e crítica de arte.

Serviço

Abertura: 5 de julho, sexta-feira, das 19h às 23h
Exposição: 8 de julho até 15 de outubro
Horários: De terças às sextas, das 9h às 17h
Local: Remanso Instituto Cultural (R. Santo Antônio, 366 – Independência, Porto Alegre – RS)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos. Contém nudez e conteúdo sexual.

Artistas

Amador e Jr Segurança Patrimonial Ltda
Ana Luisa Santos
Carolina Santana
Cinthia Marcelle
Cláudia Paim
Daniella Domingues
Dayane Tropicaos
Elaine Tedesco
Elias Maroso
Elle de Bernardini
Érica Storer
Erico Bonder
Gabe Felds
Jo Ovadia
Laura Gonzaga
Letícia Parente
Lucia Koch
Marcela Futuro
Marco Paulo Rolla
Marcone Moreira
Marion Velasco
Maria Ivone dos Santos
Paulo Bruscky
Paulo Nazareth
Randolpho Lamonier
Ricardo Burgarelli
Sansa Rope
Sara não tem nome
Shima
Tiago Gasperin
Tiago Mata Machado
Vera Chaves Barcellos
Victor Galvão

sexta-feira, 05 a 15 de outubro de 2024

Remanso Instituto Cultural (R. Santo Antônio, 366 - Independência, Porto Alegre - RS)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?