Agenda | Literatura

Roger Mello é o novo convidado da coluna “Um Certo Alguém”

Change Size Text
Roger Mello é o novo convidado da coluna “Um Certo Alguém” Foto: Lee Sun Hyun/Divulgação

Nesta quinta-feira (20/5), o escritor, ganhador do Prêmio Jabuti, Roger Mello é o novo convidado da semana da coluna Um Certo Alguém no site do Itaú Cultural. 

O escritor, dramaturgo e ilustrador responderá às quatro perguntas feitas pelos jornalistas do Núcleo de Comunicação da organização, que jogam luz às perspectivas de seus convidados sobre esses tempos, aproximando o público de pessoas que atuam na área da cultura. 

Com livros publicados em diversos países e mais de uma dezena de obras lançadas, no fim do ano passado ele foi o único brasileiro a concorrer ao Astrid Lindgren Memorial Award (Alma), um dos mais importantes prêmios da literatura infantil no mundo, concedido pelo Conselho de Artes da Suécia. Em meio a tantas narrativas, por ele mesmo criadas, durante a conversa com os jornalistas do Núcleo de Comunicação da organização ele reflete que se “as utopias morrerem, façamos, ainda, desenhos na folha, na terra ou no tablet, como quem projeta um canto de luta”.

Nas entrevistas semanais publicadas em Um Certo Alguém, são feitas quatro perguntas aos entrevistados: qual é a história de sua maior saudade? o que o emociona no dia a dia? como você se imagina no amanhã? e quem é? Elas abordam passado presente e futuro, de forma a aproximar, a cada nova edição da série, público e personalidades do meio da arte e da cultura.

Roger é o único ilustrador brasileiro a ter um prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil, ele diz que tem saudade do futuro.  “Pegamos um desvio em direção ao retrocesso, contra qualquer previsão ou presságio,” afirma Roger. “Começamos a voltar de casa em casa num jogo de tabuleiro, enquanto o tabuleiro se desmancha. Justo nós que voávamos para um futuro em invenção. Falo de Maria Martins, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, de Bispo do Rosário e Noemisa”, completa. A entrevista estará disponível o site do Itaú Cultural.

quinta-feira, 20 a 20 de maio de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?