Agenda | Cinema

Sala Redenção apresenta mostra “Por Mais Corpos Pretos na Tela”

Change Size Text
Sala Redenção apresenta mostra “Por Mais Corpos Pretos na Tela” "Hiatos" (2022). Foto: Divulgação

O Dia da Consciência Negra é o ponto de partida para a mostra Por Mais Corpos Pretos na Tela, em cartaz entre os dias 20 de novembro e 1° de dezembro na Sala Redenção. A programação busca evidenciar a pluralidade de manifestações da cultura afro-brasileira, destacando diferentes experiências, vivências, trajetórias e processos artísticos. 

Na segunda-feira (20/11), às 16h, o cinema universitário exibe o longa-metragem Genocídio e Movimento (2022), de Andreia Beatriz, e logo após às 19h, haverá exibição tripla com a videoarte Hiatos (2022), de Marcela Coêlho, o curta Procura-se Bixas Pretas (2022), de Vinicius Eliziario, e o videoclipe Dorme Pretinho – Lia de Itamaracá (2022), de Lia Letícia.

Em parceria com o Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da UFRGS (NEABI – UFRGS), a Sala Redenção apresenta duas sessões comentadas, que abordam a temática das comunidades quilombolas. 

Na terça-feira (21/11), às 16h, a projeção de Eu, Nós… ELAS Quilombolas é seguida de um bate-papo com profissionais das áreas de Saúde Coletiva e de Desenvolvimento Rural, além da equipe de produção do documentário. No dia 22 de setembro, quarta-feira, às 16h, o curta-metragem Quilombo da Família Silva ganha uma exibição comentada, contando com a participação do diretor do filme e de representantes de quilombos de Porto Alegre.

Para celebrar os eventos realizados por e para pessoas pretas, a mostra exibe os filmes premiados na última edição do Festival de Cinema Negro em Ação. A programação reúne as produções vencedoras das categorias Longa-Metragem (Genocídio e Movimento), Videoclipe (Dorme Pretinho – Lia De Itamaracá), Curta-Metragem (Procura-Se Bixas Pretas) e Videoarte (Hiatos).

segunda-feira, 20 a 20 de novembro de 2023

Sala Redenção - Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - campus central da UFRGS)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE
Participe da campanha Crowdfunding Matinal 2024 e apoie a Matinal.org!

Esqueceu sua senha?