Agenda | Cultura | Evento

Semana Farroupilha é o tema da penúltima live do projeto virtual do Sesc Ribeirão

Change Size Text
Semana Farroupilha é o tema da penúltima live do projeto virtual do Sesc Ribeirão Foto: Andrea Goldschmidt/Divulgação

O Sesc Ribeirão Preto apresenta nesta quinta-feira (1/7), às 19h30, no canal do YouTube, a penúltima live do projeto virtual Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular. O bate-papo ao vivo sobre a Semana Farroupilha de Porto Alegre, mediado pela produtora cultural Vandreza Freiria, terá participação do gaúcho Lucas Negri (criador do projeto Linha Campeira) e da fotógrafa paulista, produtora audiovisual e curadora do projeto Andrea Goldschmidt.

A Semana Farroupilha é celebrada anualmente em vários municípios do Rio Grande do Sul como forma de lembrar a Guerra dos Farrapos, considerada uma das mais significativas revoltas civis brasileiras contra o Império, que durou de 1835 a 1845. Durante os cerca de 30 dias que antecedem o 20 de setembro – aniversário da Revolução Farroupilha -, os gaúchos se reúnem diariamente para reafirmar o sentimento de orgulho pelos hábitos, costumes e tradições do seu povo, com muita dança, música e churrasco. Na data, acontecem os desfiles em homenagem aos líderes e aos mártires da Revolução.

Andrea Goldschmidt já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes. Seu ensaio sobre a Semana Farroupilha foi feito no Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Harmonia), no centro de Porto Alegre, onde parte da população fica acampada e são montadas centenas de piquetes. A programação social, cívica e cultural é intensa, com destaque para os cavaleiros e damas vestidos com as roupas típicas do século 19.

Na guerra, piquete é o nome que se dá ao lugar onde a tropa se reúne para prestar serviços eventualmente. E é exatamente assim no Parque: tem sempre uma tropa disponível com muita alegria e comida farta para esperar os amigos que vão participar da festa.

A fotografia artística de Andrea Goldschmidt é a base para os encontros virtuais – que tiveram início em 20 de maio e se encerram na quinta-feira, dia 8 de julho, com o tema Procissão das Almas de Mariana (Minas Gerais) – sempre acompanhada de convidados locais das regiões envolvidas, sendo uma oportunidade de conhecer um roteiro de turismo cultural.

Nas lives, os internautas podem interagir mandando perguntas e ficar por dentro dos bastidores das manifestações e tradições brasileiras. Nesta, em especial, o encontro vai abordar temas históricos sobre a Revolução Farroupilha, com muita “charla” e as curiosidades do glossário gaúcho com palavras típicas da cultura como “pilchado”, “reagauchar”, entre outros.

O projeto
Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural. O projeto integra uma iniciativa do Sesc São Paulo, denominada Outras Viagens, em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes. Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Sesc Ribeirão vem se dedicando ao planejamento de atividades virtuais que destacam a atividade turística.

quinta-feira, 01 a 01 de julho de 2021 | 19h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?