Agenda, Literatura

Seminário Narrativas Contemporâneas debate “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago

Change Size Text
Seminário Narrativas Contemporâneas debate “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago Capa de "O Conto da Ilha desconhecida"/Divulgação

O prazer pela leitura e por comentários compartilhados sobre a criação de autores de diferentes nacionalidades fazem do Seminário Narrativas Contemporâneas um espaço raro de convivência entre leitores. 

Nesta terça-feira (8/6), às 21h, pela plataforma Zoom, os psicanalistas Lucia Serrano Pereira e Luciano Mattuella coordenam o encontro que traz para as discussões O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago. A realização é da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e Instituto APPOA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected] até segunda-feira (7/6), às 18h.

Sobre o livro

Narrativa cheia de alegorias, o conto relata sobre o homem que vai ao rei e lhe pede um barco para viajar a uma ilha desconhecida. Apesar da argumentação do monarca que lhe diz que a ilha não existe, pois todas já foram registradas nos mapas, o homem insiste e termina por conquistar o direito ao barco. Afinal, o rei é o proprietário de todos os barcos, e só ele poderia conseguir levar o barco ao súdito. Obstinado, apesar de várias adversidades, ele segue em busca da realização de seu sonho, da concretização de seu desejo. E é neste trajeto que o viajante começa a alterar a ideia que faz de uma ilha desconhecida e de como chegar até ela.

Capa de “O Conto da Ilha Desconhecida”/Divulgação

O próximo encontro será em 13 de julho, às 19h – Exploradores do Abismo, de Enrique Vila-Matas, com a participação de Élida Tessler.

terça-feira, 08 a 08 de junho de 2021 | 21h00

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.