Agenda | Literatura

Seminário Narrativas Contemporâneas promove “Contos de Psicanálise”

Change Size Text
Seminário Narrativas Contemporâneas promove “Contos de Psicanálise” Capa "Contos de Psicanálise"/Divulgação

Lançado no final do ano passado, o livro Contos de Psicanálise (vários autores – Editora Diadorim) abre a temporada de 2021 do seminário Narrativas Contemporâneas, promovido pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre APPOA. Nesta terça-feira (11/5), às 20h30, os psicanalistas coordenadores do seminário, Lucia Serrano Pereira e Luciano Mattuella, irão comentar sobre os textos com autores da obra.

O livro traz 16 textos reunidos a partir de um convite da editora. A seguir, os organizadores do livro, Manoel Madeira e Lucia Serrano Pereira, convidaram os autores sugerindo uma larga margem de criação. Ainda na fase inicial da pandemia, o convite serviu como uma provocação ainda não muito precisa, mas logo a escrita fluiu rumo à proposta aberta: “o que é um conto de psicanálise?” 

Em todos os contos é possível perceber as reverberações da psicanálise transmutada em literatura, embora nem todos os autores sejam psicanalistas. Cada autor costura seu retalho, deixando entrever o que o convite lhe evocou. Seja uma sessão, um caso clínico. Seja um olhar, entre telas ou persianas. Olhar que diz já ter visto, lembrança ou spoiler. Olhar de flutuante atenção nos detalhes neblinados da cidade. Seja loucura, seja sonho. Uma cisma atrás da porta, um tic-tac de relógio atrás da orelha. Seja distância, visita ou o fim de uma amizade. Distintas tessituras, diferentes formas e enredos. Contos de psicanálise: narrar, escrever, escutar.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail [email protected].

terça-feira, 11 a 11 de maio de 2021 | 20h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?