Agenda | Literatura | Música | Notas

Série “O Feminino e a Arte” celebra a produção artística feminina

Change Size Text
Série “O Feminino e a Arte” celebra a produção artística feminina Slam Peleia Das Gurias. Foto: Vanessa Jorge Gasparini/Divulgação

Assim como em diversos setores da sociedade, nas artes as mulheres também demoraram a ter seu espaço e trabalho reconhecidos. Hoje, elas já conquistaram mais presença nos espaços artísticos, mas ainda lutam pela igualdade de gênero, em um mundo onde apenas 6% das obras de arte em exposição são de mulheres, mas 60% das pinturas com nus são femininos, segundo levantamento do Museu de Arte de São Paulo (MASP), realizado em 2017.

É para promover avanços que o Sesc/RS apresenta a série O Feminino e a Arte, dentro do projeto Arte Sesc – Em Casa com Você. As atividades serão transmitidas a partir de quinta (24/9), pelo canal do YouTube e página do Facebook do Sesc/RS.

Abrindo a programação, às 20h, o bate-papo literário com as escritoras Lilian Rocha e Atena Beauvoir terá a mediação de Nanni Rios e abordará as obras das escritoras, a liberdade de escrita, suas práticas de criação, contextualizando o momento em que vivemos de isolamento.

Na sequência, às 22h, será lançado o vídeo comentado do espetáculo Viúvas – Performance Sobre a Ausência. Na atividade, a atriz Tânia Farias fala sobre a encenação de 2011 do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, que mostra mulheres que lutam pelo direito de saber onde estão os homens que foram mortos ou desaparecidos na ditadura. Ambas as atividades terão transmissão pelo YouTube do Sesc/RS.

Na sexta (25/9), às 20h, rola a Batalha de Slam Peleia – Das Gurias, organizada pelo Coletivo Slam Peleia. Às 22h, será a vez do ator Silvero Pereira apresentar reflexões e informações sobre o processo de criação do espetáculo BR Trans, que estreou em 2013 e circulou pelo país. A encenação, que foi criada a partir de depoimentos coletados em conversas com travestis, transexuais, transformistas e demais pessoas da comunidade LGBTQIA+ de Porto Alegre, traz à cena histórias sobre exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população.

O final de semana traz como destaque as performances musicais.

No sábado (26/9), às 11h, acontece uma oficina de escrita com Ana Mello e, às 15h, um bate-papo literário com Anna Mariano e Valesca de Assis. A cantora Tati Portella apresenta o show Impermanência, a partir das 20h, em live no Youtube.

O domingo (27/9) o show de Valéria Barcellos traz diversidade e identidade de gêneros, preconceito e racismo como temáticas de seus espetáculos. No mesmo dia, será aberta a exposição virtual Gostem ou não – Artistas Mulheres no Acervo do MARGS, que estará disponível para visitação online até 27 de novembro, pelo site

Tania Farias. Foto: Pedro Isaias Lucas/Divulgação

Exposição virtual “Gostem-ou-não-Artistas-Mulheres” no Acervo do MARGS. Foto: Moglia/Divulgação

quinta-feira, 24 a 27 de setembro de 2020

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?