Agenda | Literatura

TAG promove festival com debates sobre literatura latino-americana

Change Size Text
TAG promove festival com debates sobre literatura latino-americana Arte: Bernardo França. Foto: TAG/Divulgação

A TAG – Experiência Literárias promove a partir desta quinta (5/11), às 20h, a série de debates As páginas vibrantes da América Latina, em seu canal no YouTube. A programação segue durante todas as quintas de novembro, com direito a uma edição extra no dia 27 (sexta).

O evento conta com a participação de escritores, poetas e personalidades da cultura de diferentes origens para debater sobre temas como o realismo mágico, o papel da repressão na literatura e a produção de escrita dos povos originários da região.

Iniciando a agenda, os escritores Socorro Acioli, autora de A cabeça de santo, produzido na oficina de escrita de Gabriel Garcia Márquez, e o jornalista Eric Nepomuceno, falam sobre o Realismo Mágico, gênero literário característico da América Latina.

No dia 12 de novembro, o tema é o impacto da repressão sobre a escrita e o da escrita sobre a repressão, com Amelinha Teles, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, e o escritor Julián Fuks, vencedor do prêmio Jabuti na categoria Romance, em 2016, por A ocupação.

A literatura afro-hispânica é o tema do dia 19 de novembro com a escritora e antropóloga afro-costa-riquenha, Shirley Campbell Barr, enquanto a produção dos povos originários será debatido no dia 26 de novembro, com Ailton Krenak, autor de Ideias para adiar o fim do mundo e organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e Eliane Potiguara, fundadora do GRUMIN (Grupo Mulher – Educação Indígena) e Enlace Continental de Mujeres Indígenas.

A edição extra da programação acontece no dia 27 de novembro e aborda as vozes negras da América Latina, com Itamar Vieira Junior, autor de A oração do carrasco (2017), finalista do Prêmio Jabuti de Literatura.

Os eventos acontecem ao vivo no canal da TAG e receberão tradução em legendas e interpretação em libras. Os internautas poderão participar com perguntas, bastando se inscrever antes pelo link: https://clube.taglivros.com/as-paginas-vibrantes-da-america-latina.

quinta-feira, 05 a 27 de novembro de 2020 | 20h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?