Agenda | Teatro

Teatro #EmCasaComSesc

Change Size Text
Teatro #EmCasaComSesc Kenan Bernardes. Foto: Julieta Bacchin/Divulgação

O Sesc São Paulo promove desde maio a série Teatro #EmCasaComSesc, com a transmissão de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30min. Nesta semana, o público confere os monólogos Medea Mina Jeje, com Kenan Bernardes, Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!, interpretado por Isabella Lemos, a adaptação A Frasqueira de Jacy, com Quitéria Kelly, do Grupo Carmin, e O Livro por Eduardo Moscovis.

Na segunda (3/8), o ator Kenan Bernardes encena Medea Mina Jeje, um poema-pranto de uma mulher negra, escravizada na Vila Rica de Nossa Senhora de Pilar de Ouro Preto, nas Minas Gerais do século 18. Ao saber que seu filho Age seria perseguido, mutilado e novamente aprisionado à boca de uma mina de ouro, Medea decide por sacrificá-lo, numa tentativa de libertá-lo da própria sina.

Na quarta (5/8), Isabella Lemos traz à luz fatos marcantes da trajetória de Cacilda Becker, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, em Viva Cacilda! Felicidade Guerreira!. A atriz, que completaria cem anos em 2021, é lembrada neste espetáculo solo criado a partir do texto escrito e encenado por Zé Celso Martinez Corrêa. A adaptação do roteiro e a direção são da fotógrafa Lenise Pinheiro, especializada em teatro.

Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos é o enredo do monólogo de sexta (7/8), com Quitéria Kelly e participação de Henrique Fontes. A Frasqueira de Jacy é um novo recorte de uma história real que resultou na peça de teatro documental Jacy, que estreou há sete anos fruto de uma investigação do Grupo Carmin, de Natal (RN), na qual Quitéria e Henrique fazem parte. O encontro da frasqueira pela companhia teatral completa uma década em 2020, ano em que Jacy faria 100 anos.

E no domingo (9/8), o ator Eduardo Moscovis dá continuidade ao encontro artístico com a encenadora Christiane Jatahy, que é uma das grandes diretoras do teatro brasileiro e assina a dramaturgia e a direção desta adaptação de O Livro. O texto de Newton Moreno conta a história de um homem que recebe um livro do pai, mas o presente é o anúncio de que ele cegará em breve, talvez em algumas horas, em alguns minutos…ali.

A apresentação pode ser acompanhada pelo YouTube e Instagram do Sesc.

segunda-feira, 03 a 09 de agosto de 2020

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?