Agenda | Evento

“Travessia” é o tema da nova edição do TEDxLaçador

Change Size Text
“Travessia” é o tema da nova edição do TEDxLaçador Maytê Andrade. Foto: Divulgação/TEDxLaçador

Nesta terça-feira (22/6), às 19h, o TEDxLaçador recebe Maytê Andrade e Ernestina dos Santos Pereira para a nova edição do evento com o tema Travessia. A transmissão será pelo YouTube e Facebook.

Em junho, dos sete convidados, cinco são negros e quatro são mulheres. Entre elas, a jovem Maytê Andrade, de Santa Bárbara do Oeste- SP, vencedora de diversos prêmios nacionais pela criação de uma paleta de cores que promove maior autonomia e liberdade para crianças cegas. E Ernestina dos Santos Pereira, remanescente de um quilombo e integrante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. As mulheres têm sempre lugar de destaque e representam diversas áreas. Da educadora gaúcha Esther Grossi à líder comunitária do Complexo do Alemão Mariluce Mariá Souza, todas elas trazem sempre uma ideia positiva para compartilhar. 

O TEDxLaçador, em Porto Alegre, já teve no palco convidados como a apresentadora Bela Gil, o jornalista Manoel Soares e a ialorixá e ativista Ìyá Sandrali de Oxum. Contou também com o rabino Nilton Bonder e o físico Marcelo Glaiser. Desde 2010, já foram mais de 20 edições, sempre com a curadoria de Ana Goelzer, licenciada para realizar o TEDxLaçador.

Além dos nomes conhecidos do público, a curadora também procura dar visibilidade a pessoas anônimas que têm boas ideias para compartilhar. “Nos propomos a amplificar essas vozes no palco”, explica Ana. Não é exagero dizer que um exemplo saído de um lugar remoto pode ganhar o mundo. As palestras realizadas no TEDx são disponibilizadas na web e ficam acessíveis para qualquer pessoa, além de muitas serem traduzidas por voluntários. O TEDxLaçador tem talks traduzidas até para o russo e já atingiram quase 4 milhões de visualizações. Desde 2009, quando foi criado nos Estados Unidos, o movimento TEDx já teve mais de 37 mil eventos TEDx, em mais de 130 países, sempre organizados de forma voluntária. As palestras breves, chamadas “talks”, tem até 18 minutos, mas hoje este tempo já diminuiu.

A partir de 2010, quando começou, o TEDxLaçador é realizado anualmente, às vezes com mais de uma edição no ano. Já aconteceu na PUC, Uniritter, SENAC, Quinta da Estância e no Centro Social Marista – CESMAR, no Bairro Rubem Berta. Desde o ano passado, em função da pandemia, é virtual, formato que se repetirá no próximo dia 22 de junho. O que não muda nunca é o propósito de colocar boas ideias no palco onde, a cada edição, cresce o número de mulheres e de pessoas negras. O último evento reuniu 17 palestrantes. Deste grupo, eram 13 mulheres, sete pessoas negras e uma indígena.

terça-feira, 22 a 22 de junho de 2021 | 19h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?