Agenda, Música, Unimúsica 2020

Última noite do Unimúsica reúne Joana Queiroz, Maíra Freitas e Simone Rasslan

Change Size Text
Última noite do Unimúsica reúne Joana Queiroz, Maíra Freitas e Simone Rasslan Maíra Freitas. Foto: Divulgação Biscoito Fino

A série de espetáculos virtuais do festival Unimúsica – Forrobodó: Quando Elas Tocam encerra-se nesta sexta (18/9) reunindo Ayelén Pais, Joana Queirozleia a entrevista –, Maíra Freitas, Renata Rosa e Simone Rasslan, às 20h. Ao longo da semana, o evento apresenta performances de 25 mulheres instrumentistas em transmissões que mesclam conversas ao vivo e apresentações gravadas com exclusividade para o festival.

Foto: Montagem de Marcelo Freire/Divulgação Unimúsica

A Rádio da Universidade preparou uma série de cinco podcasts sobre as atrações do festival, com entrevistas conduzidas pelas jornalista Ana Laura Freitas – uma das curadoras do festival ao lado de Ana Fridman, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios:

Onde assistir ao Unimúsica 2020:
Facebook do DDC-UFRGS
Facebook da UFRGS TV
YouTube DDC-UFRGS
YouTube UFRGS TV

Conheça as instrumentistas que se apresentam nesta sexta (18/9):

Ayelén Pais
Bandoneonista, arranjadora e professora, a argentina Ayelén Pais nasceu em La Pampa e atualmente reside em Buenos Aires. Além de compor o Asato-Pais Duo com o pianista Cristian Asato, a instrumentista integra duas orquestras de tango: a Orquesta Típica Sans Souci e a Romántica Milonguera. Já se apresentou em palcos da Europa, dos Estados Unidos, do México e do Brasil em diferentes formações, atuando com grandes artistas como Nacha Gevara, Osvaldo Piro e Susana Rinaldi.

Joana Queiroz
Musicista, arranjadora e compositora carioca, tem como principais instrumentos o clarinete, o clarone e o saxofone. Tem participado de diversos projetos ao longo da última década. Integrante do grupo Quartabê, atuou durante quase dez anos na Itiberê Orquestra Família. Tem cinco discos autorais, o mais recente deles, Tempo sem Tempo, lançado em 2020.

Maíra Freitas
Graduada em música clássica pela Escola de Música da UFRJ, com ênfase em piano, já tocou como concertista em palcos do Brasil e do exterior. Desenvolve trabalhos solo como cantora e pianista, tendo lançado com dois álbuns: Maíra Freitas (2011) e Piano e Batucada (2015), unindo sua formação erudita à tradição do samba. É filha de Martinho da Vila e irmã da cantora Mart’nália.

Renata Rosa
Cantora, compositora, rabequeira e atriz paulista radicada em Pernambuco, realizou criações especiais para o Theatre de la Ville de Paris, para o Museu do Louvre e para as Olimpíadas de 2016, realizada no Rio de Janeiro. Tem três discos solo lançados: Zunido da Mata (2003), Manto dos Sonhos (2014) e Encantações (2015).

Simone Rasslan
Pianista, cantora e compositora, Simone Rasslan nasceu em Dourados (MS) e é radicada em Porto Alegre. Já compôs e executou trilhas sonoras para diversas peças de teatro, além de idealizar o musical Rádio Esmeralda com Adriana Marques e Hique Gomez. É vencedora de cinco prêmios Açorianos de Música, incluindo troféus nas categorias Disco do Ano, Intérprete, Arranjador(a) por Revelação (1998).

Programação Unimúsica 2020 – Festival Forrobodó
De 14 a 18 de setembro, às 20h
Clique aqui para mais informações.

14/9Alzira E, Gabriela Machado, Josyara, Lívia Mattos e Nina Fola

15/9Ana Karina Sebastião, Ange Bazzani, Lilian Nakahodo, Maria Beraldo e Simone Sou

16/9Carol Panesi, Cristina Braga, Gabriela Vilanova, Léa Freire e Mariá Portugal

17/9Bianca Gismonti, Clarice Assad, Denise Fontoura, Lucinha Turnbull e Natália Carrera

18/9Ayelén Pais, Joana Queiroz, Maíra Freitas, Renata Rosa e Simone Rasslan

Leia o perfil da musicista Nina Fola, atração da primeira noite do festival.

Confira também a conversa com a cantora Maria Beraldo, convidada da noite de terça (15/9).

Leia a entrevista com a compositora Léa Freire, atração da noite de quarta (16/9).

Confira a entrevista com a clarinetista Joana Queiroz, que toca na sexta (18/9).

Para saber mais sobre a edição deste ano do festival, leia a reportagem da jornalista Ana Laura Freitas, uma das curadoras do evento.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020 | 20h00

RELACIONADAS

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.