Agenda | Notas

Última semana da Virada Sustentável Porto Alegre

Change Size Text
Última semana da Virada Sustentável Porto Alegre Foto: Matheus Sandes/Divulgação

A Virada Sustentável Porto Alegre 2020 entra em sua última semana com duas instalações de arte e uma programação voltada à valorização da negritude.

Na quinta e sexta (19 e 20/11), a intervenção Eu Era Outra Selva levantará o questionamento sobre que floresta deixaremos para as próximas gerações. A obra será montada na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana, marcando a reabertura do espaço.

No sábado e no domingo (21 e 22/11), uma estrutura em forma de túnel, de seis metros de altura (totalmente aberto e ventilado) e com palavras de incentivo ao futuro vai estimular as pessoas a refletirem no parque da Redenção. É a instalação Olha pro Céu Amor.

A programação do último fim de semana da Virada também se inspira no décimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, de redução das desigualdades, para valorizar a negritude – as atividades ocorrem na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11).

No sábado (21/11), às 11h, a programação Kids, com transmissão pela TVE e pelo YouTube, tem o grupo Histórias de Além Mar, do Coletivo Ominira de dança e percussão afro.

O projeto de contação de histórias une dança, música, corpo, palavra e narrativas da cultura negra brasileira com o objetivo de difundir saberes-fazeres de matriz afro brasileira entre público infantil.

A noite de sábado (21/11) é reservada para o espetáculo Negritude na Virada, a partir das 20h, na TVE e no YouTube. A rapper Negra Jaque apresenta o show Diário de Obá, sobre o papel da mulher na sociedade.

A banda Afroentes mescla a matriz africana com sonoridades contemporâneas em temas dançantes, reflexivos e afirmativos. E as Negras em Canto tem os músicos do Samba Puro trazendo sambas de Chico Buarque: Meu Guri, Deixa a Menina, Rita, Samba de Orly e Exaltação à Mangueira, entre outros.

No domingo (22/11), às 10h30min, a programação de alimentação saudável apresenta uma aula com Natália Escouto, da Preta Cozinha Vegana, que ensina uma receita de quibebe.

Às 19h30min, um painel sobre vidas negras e empreendedorismo, afrofuturismo e manifestações culturais negras reunirá a diretora da Odabá, Onília Araújo, o empreendedor e agente da transformação digital Fausto Vanin e o MC do grupo Rafuagi, Rafa Rafuagi. A mediação será da relações públicas Luana Daltro. A transmissão ocorre pela TVE e pelo YouTube.

Em 2020, a Virada Sustentável se reinventou e se adequou às novas práticas trazidas pela pandemia. Inicialmente previsto para ocorrer em abril, o evento, em novo formato, está sendo realizado de 25 de outubro e 22 de novembro, com mais de 100 atividades pautadas por Sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Foto: Matheus Sandes/Divulgação

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?