Agenda | Música | Notas | Unimúsica 2020

Unimúsica apresenta 25 mulheres instrumentistas

Change Size Text
Unimúsica apresenta 25 mulheres instrumentistas A cantora Josyara. Foto: Karla Brights

Com o tema Forrobodó: Quando Elas Tocam, a edição de 2020 do Unimúsica, promovido pela UFRGS, acontece de hoje (14/9) a sexta (18/9), sempre a partir das 20h, em formato totalmente digital e dedicado às apresentações de 25 mulheres instrumentistas. Nesta segunda, os canais do festival exibem os shows de Alzira E, Gabriela Machado, Josyara, Lívia Mattos, Nina Folaconfira a entrevista.

Foto: Montagem de Marcelo Freire/Divulgação Unimúsica

A Rádio da Universidade preparou uma série de cinco podcasts sobre as atrações do festival, com entrevistas conduzidas pelas jornalista Ana Laura Freitas – uma das curadoras do festival ao lado de Ana Fridman, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios:

Serão cinco artistas por noite, tocando instrumentos como piano, fagote, clarinete, flauta, saxofone, harpa, violão, violino, viola, rabeca, sanfona, contrabaixo, guitarra e percussão. As curadoras perseguiram a diversidade não só de instrumentações, mas das próprias produções, provocando um encontro de geografias, gerações e tradições musicais, sem perder de vista o compromisso com a representatividade negra e LGBTQI+.

“Buscamos estabelecer contrastes e costuras entre as convidadas de cada noite”, comenta Lígia Petrucci, coordenadora do projeto, destacando os roteiros das apresentações, desenvolvidos pela curadora Nanni Rios. “Tivemos reuniões individuais com cada uma das artistas para criarmos uma atmosfera de concerto, numa alternância entre parter ao vivo e gravadas. Foi um processo de muito aprendizado e muitas trocas”, completa.

A compositora e violonista Rosinha de Valença (1941-2004) é a homenageada do festival. Natural de Valença (RJ), Rosinha foi apadrinhada pelo jornalista Sérgio Porto (1923-1968), que cunhou seu nome artístico com a justificativa de que ela tocava “por uma cidade inteira”. A instrumentista foi uma virtuose do violão, tornou-se um dos ícones da bossa nova, viajou o mundo, compôs, lançou nove álbuns solo e contribuiu com o trabalho de outros artistas, como Sérgio Mendes, Martinho da Vila, Sivuca e Maria Bethânia

Onde assistir ao Unimúsica 2020:
Facebook do DDC-UFRGS
Facebook da UFRGS TV
YouTube DDC-UFRGS
YouTube UFRGS TV

Conheça as instrumentistas que se apresentam nesta segunda (14/9):

Alzira E
Compositora, cantora, violonista e baixista. Nascida em Campo Grande, de uma família de artistas, a família Espíndola, radicou-se em São Paulo, dando início a sua carreira solo. Estabeleceu ao longo de sua trajetória parcerias com nomes como Itamar Assumpção, Alice Ruiz, o poeta arrudA e Tiganá Santana. Teve suas composições gravadas por artistas e intérpretes como Ney Matogrosso, Virginia Rodrigues, Fabiana Cozza, Lucina e muitos outros. Apresenta hoje uma discografia de 14 álbuns, em sua maioria autorais.

Gabriela Machado 
Flautista “crossover” atuante na área popular e erudita, transita tanto nas formações camerísticas quanto nas orquestrais. É solista do Quarteto Quadrantes, do Quinteto Pauliceia e do trio Choro de Bola, além de ter integrado durante 19 anos o trio Choronas, com três discos gravados no período. Na área sinfônica participou de várias orquestras, como a Sinfônica de Santos e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente compõe o Camaranova, grupo camerístico em fase de gravação do seu primeiro álbum.

Josyara
Lançou em 2018 seu segundo disco, Mansa Fúria. O disco traz um retrato da cantora, compositora e violonista baiana em seu percurso sertão/litoral/metrópole. Nascida em Juazeiro no interior da Bahia, Josyara traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, embaladas por um violão percussivo e potente. Em 2020 lançou o disco Estreite em parceria com seu conterrâneo e amigo Giovani Cidreira.

Lívia Mattos
Acordeonista e compositora, atua na cena musical e circense há 17 anos, seja como instrumentista – acompanhando artistas como Chico César, Rosa Passos, Badi Assad – seja com o seu trabalho autoral, circulando Brasil adentro e afora. Apresentou-se em festivais internacionais, foi solista convidada da Orquestra Sinfônica da Bahia, selecionada pelo programa OneBeat, da Found Sound Nation; dentre outros projetos. Seu álbum Vinha da Ida foi lançado em 2017, pelo Natura Musical, apresentando dez canções autorais.

Nina Fola
Percussionista e cantora, é integrante do grupo AfroEntes. É vinculada à tradição afro-gaúcha e traz uma prática musical integrada a suas vertentes de pesquisa, espiritualidade e militância. Em paralelo à trajetória artística, entre 2012 e 2020 Nina se graduou e se tornou mestre em sociologia pela UFRGS, com uma dissertação que investigou as políticas de gênero adotadas por mulheres líderes de terreiros no Rio Grande do Sul diante de esferas públicas eurocentradas.

Programação Unimúsica 2020 – Festival Forrobodó
De 14 a 18 de setembro, às 20h
Clique aqui para mais informações.

14/9Alzira E, Gabriela Machado, Josyara, Lívia Mattos e Nina Fola

15/9Ana Karina Sebastião, Ange Bazzani, Lilian Nakahodo, Maria Beraldo e Simone Sou

16/9Carol Panesi, Cristina Braga, Gabriela Vilanova, Léa Freire e Mariá Portugal

17/9Bianca Gismonti, Clarice Assad, Denise Fontoura, Lucinha Turnbull e Natália Carrera

18/9Ayelen Pais, Joana Queiroz, Maíra Freitas, Renata Rosa e Simone Rasslan

Leia o perfil da musicista Nina Fola, que toca e canta na primeira noite do festival.

Confira também a conversa com a cantora Maria Beraldo, uma das atrações da noite de terça (15/9).

Leia a entrevista com a compositora Léa Freire, que se apresenta na noite de quarta (16/9).

Confira a entrevista com a clarinetista Joana Queiroz, que toca na sexta (18/9).

Para saber mais sobre a edição deste ano do festival, leia a reportagem da jornalista Ana Laura Freitas, uma das curadoras do evento.

segunda-feira, 14 a 14 de setembro de 2020 | 20h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?