Agenda | Cultura | Música | Notas

Unimúsica lança programação comemorativa de 40 anos

Change Size Text
Unimúsica lança programação comemorativa de 40 anos A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá é um dos destaques da programação. Foto: Cláudia Dalla Nora

Criado em 1981, pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto Unimúsica chega aos 40 anos celebrando a força das artes na transversalidade entre música, dança, teatro, circo e performance. A programação completa do festival online Uni 40: Música da Presença será compartilhada com o público em uma transmissão ao vivo no dia 16 de agosto, segunda-feira, às 19h, no canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube.

Ao longo de quatro décadas, o Unimúsica se tornou um dos projetos culturais mais bem-sucedidos de Porto Alegre, reconhecido como um espaço de referência para a difusão da música brasileira. A edição de 2021 amplia esse horizonte e foca nos atravessamentos entre as linguagens, nos trabalhos colaborativos, nas relações entre corpo e música, entre música e cena. Ainda que tome a forma de um festival online, o Uni 40: Música da Presença escolhe afirmar a cena viva, baseada na copresença de artistas e espectadores. 

Composta por Ana Fridman, Ana Laura Freitas, Lígia Petrucci, Rui Moreira, Suzi Weber e Valência Losada, a equipe curatorial delineou uma programação com quatro eixos, incluindo espetáculos virtuais com artistas de diferentes partes do Brasil, ciclo de conversas, Mostra Discente e série de podcasts. O festival ocorrerá entre os dias 27 de setembro e 8 de outubro.

A live de lançamento vai contar com a participação dos artistas e curadores convidados para esta edição, além de profissionais que foram responsáveis pela criação e manutenção do projeto durante esses anos. O convite é para que todos estejam acompanhados por taças de sua bebida favorita para brindar à história dessa ação cultural exemplarmente duradoura no cenário das universidades brasileiras. 

O projeto Unimúsica é desenvolvido pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, com parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

segunda-feira, 16 a 16 de agosto de 2021 | 19h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?