Agenda | Notas

VFXRio realiza segunda edição digital com Unesco, Google e Globo

Change Size Text
VFXRio realiza segunda edição digital com Unesco, Google e Globo Cartaz. Foto: Paralelo Comunicação/Divulgação

No ano em que uma pandemia colocou o mundo de pernas para o ar e a demanda por novas tecnologias aumentou em diversas áreas, das mais elementares às mais complexas, é preciso discutir a importância da inovação e falar sobre o papel da tecnologia visual. Dias 4 e 5 de dezembro, o VFXRio realiza a sua segunda edição em versão virtual e reúne os maiores nomes da tecnologia visual no mundo.

Nos dois dias de evento, gratuito e online, o público poderá ouvir e interagir com feras como o futurista Roberto Poli, catedrático da Unesco e professor da Universidad de Trento, na Itália, especializado em Sistemas de Antecipação do Futuro, e Larry Cutler, fundador do estúdio de animação Baobab, vencedor de seis Prêmios Emmy. 

Também estarão nesta edição Everett Burrel, criador da série Umbrella Academy, da Netflix, Ricardo Laganaro, fundador do estúdio VR Arvore, vencedor do Emmy e do Venice VR, e Paul Devebec, da Google Research. 

Narrativas Interativas, Games, Cinema, Deep Fakes, Realidade Virtual, Realidade Estendida, entre outros assuntos, estarão em pauta nas oito apresentações que acontecem sexta e sábado e no painel de encerramento.

Sexta (4/12), às 10h30min, Matteo Moriconi, idealizador do evento e presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual, abre o evento com o Manifesto VFXRio.

— É nossa responsabilidade fazer com que as novas tecnologias, à medida que se tornam cada vez mais enredadas não apenas em nossas vidas, mas também em nossos corpos, se tornem parte de uma narrativa mais humana. Vivemos um momento único para avaliar as virtudes e falhas de nossas tecnologias e nos engajar no trabalho de exame de consciência que exige mais educação e democratização tecnológica — diz Matteo.

O acadêmico Roberto Poli abre o programa do primeiro dia, mediado por Gabriel Pinto. Em seguida, David Fernandes Huerta, criador do jogo Munument Valley, fala sobre narrativas interativas e processo criativo. A mediação será de Liana Brazil, da SuperUber.

A seguir, Pablo Bioni, da TV Globo, apresenta Paul Devebec, cientista Sênior do Google Research. Ele vai falar sobre o trabalho mais recente realizado no Google e no USC Institute for Creative Technologies unindo o real e o virtual por meio da fotografia e da iluminação.

Larry Cutler, que atualmente trabalha no Subcomitê para premiações técnicas do Oscar e trabalhou na Dreamworks e na Pixar, vai falar de sua experiência em filmes como Toy Story, Monstros SA e Vida de Inseto.

Sábado (5/12), Rodrigo Terra e Ricardo Laganaro, cofundadores do estúdio Árvore, abrem o segundo dia falando sobre produções em Realidade Virtual. Nesta sessão, a dupla conta de maneira detalhada como foi o processo de concepção artística e técnica, produção e lançamento do A Linha, projeto premiado no Festival de Veneza em 2019 e vencedor do Primetime Emmy® de Inovação 2020.   

Lucio Moser, do Digital Humans Group, fala sobre Deep Fakes, e Everett Burrel fala sobre sua experiência de 35 anos na indústria do cinema. Ele dirigiu, produziu e foi supervisor de VFX da aclamada série Umbrella Academy, da Netflix, e trabalhou com nomes como Guillermo Del Toro, em O Labirinto do Fauno, e com Ridely Scott em Prometheus.

A mediação será de Lucia Modesto, da TV Globo. Larry Bafia, diretor de VR do Siggraph, encerra as apresentações.

Às 17h, o painel de encerramento reunirá Kane Lee, do Baobab, Ricardo Laganaro, do Árvore, e Liana Brazil, da SuperUber. Grandes nomes do XR Global, eles terão uma conversa franca e direta sobre os desafios desta indústria de produção de conteúdo que se forma junto com um mercado em crescimento exponencial.

O que a pandemia afetou o setor? Qual a oportunidade para profissionais e estúdios brasileiros entrarem nesse momento com um novo posicionamento perante outros países na construção de propriedade intelectual e novos serviços para exportar para o mundo?

Às 19h30min acontece a festa de encerramento, em um ambiente 3D imersivo, com tecnologia de ponta da plataforma Beta High Fidelity. A plataforma foi criada por Philip Rosedale, conhecido por SecondLife.

Os convidados poderão participar e interagir como se estivessem fisicamente no mesmo local. A AfterParty terá playlist criada exclusivamente pelo DJ Rodrigo Penna.

Confira a programação completa aqui.

sexta-feira, 04 a 05 de dezembro de 2020 | 11h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?