Agenda

Walking tour conta a história de antigos territórios negros de Porto Alegre

Change Size Text
Walking tour conta a história de antigos territórios negros de Porto Alegre Foto: Facebook/Divulgação

Os atuais bairros porto-alegrenses Menino Deus, Cidade Baixa e Praia de Belas estão impregnados pela cultura negra. Essa história, que tem sido pouco valorizada, será contada no walking tour A Ilhota e o Areal da Baronesa: carnaval, futebol e resistência, promovido pela Badejo Experiências Culturais neste sábado (21/11).

O passeio comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado na véspera, e começa às 15h, em frente ao Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307).

Após percorrer algumas das principais ruas do entorno, terminará no Quilombo do Areal, onde haverá um bate-papo com a comunidade e apresentação do bloco Areal do Futuro.

No percurso, serão apresentados locais importantes na história dos descendentes de africanos no Rio Grande do Sul, como a Praça Garibaldi, a Fundação O Pão dos Pobres, onde ficava o antigo Solar da Baronesa, e personagens como Lupicínio Rodrigues, Tesourinha, o príncipe negro Custódio Joaquim de Almeida, o barão e a baronesa de Gravataí.

A atividade, conduzida pela jornalista e guia de turismo Maria Lúcia Badejo, marca a estreia do projeto Turismo do Bem na capital gaúcha. O projeto tem o objetivo de desenvolver em Porto Alegre o turismo de base comunitária, e foi um dos selecionados para participar dos programas Agir, do Sebrae-RS, e Empreender com Impacto, do Mercado Livre, ambos voltados à aceleração de negócios de impacto socioambiental.

— O turismo local tem sido muito pouco valorizado em Porto Alegre, mas temos uma diversidade cultural riquíssima — diz Maria Lúcia Badejo.

O propósito da Badejo Experiências Culturais é promover o desenvolvimento sustentável por meio do turismo cultural e de base comunitária. Com o projeto Turismo do Bem, as comunidades serão beneficiadas pela geração de renda e trabalho digno por meio do turismo.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas online.

sábado, 21 de abril de 2024 | 15h00

R$ 60

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?