Agenda | Série

Websérie gaúcha narra experiências de profissionais da psiquiatria e da psicologia durante isolamento

Change Size Text
Websérie gaúcha narra experiências de profissionais da psiquiatria e da psicologia durante isolamento Foto: Freddy Paz/Divulgação

As mudanças sociais e econômicas provocadas pela pandemia de Covid-19 desde 2020, geraram um alerta entre profissionais de saúde mental. Isso reforçou a necessidade de que psicólogos e psiquiatras se mantivessem em prontidão para atender pacientes mesmo à distância, e alterou radicalmente a forma de fazer esse atendimento. E são os relatos desses profissionais o foco da websérie A Escuta da Escuta, de Luiz Alberto Cassol, que estreia nesta terça-feira (3/8), às 18h, no canal da série no YouTube

A primeira temporada da websérie terá quatro episódios, com exibição mensal. O programa de estreia traz o psiquiatra santa-mariense Carlos Alberto Machado do Nascimento falando sobre suas vivências no período.

As entrevistas buscam investigar como a realidade de cada momento da pandemia afetou as sessões de análise e psicanálise realizadas de forma remota. Telas de celular, computadores e tablets passaram a ser grandes aliadas da saúde mental.

“A partir da experiência que tenho tido em gravar de forma remota alguns projetos, comecei a pesquisar e refletir sobre isso. Nas sessões na análise, existe toda uma nova realidade. Então, quis trazer tudo isso para uma série e, quem sabe, um filme futuro, no qual o principal objetivo é dar escuta para quem escuta tanta gente diariamente”, explica Cassol.

“Existe um princípio da realidade que se impõe. As coisas estão assim nesse momento. Então, ao longo dos meses, isso foi surpreendentemente funcionando melhor“, conta Carlos Alberto Machado do Nascimento.

O segundo episódio, com a participação do psicólogo Cleon Cerezer, já foi gravado e está em fase de edição.

A Escuta da Escuta é uma produção da Filmes de Junho Produtora, com coprodução da Sala Filmes, Duca Duarte Identidades Sonoras e apoio da Ideia Ação.

terça-feira, 03 a 03 de agosto de 2021 | 18h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?