Agenda | Artes Visuais | Notas

Aliança Francesa de Porto Alegre celebra seus 75 anos com exposição

Change Size Text
Aliança Francesa de Porto Alegre celebra seus 75 anos com exposição Josephine Baker visita a Aliança Francesa de Porto Alegre em 1971. Foto: Arquivo AFPOA/Divulgação

A partir desta quinta (29/4), o público poderá conferir a Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul, com entrada franca.

A visitação presencial seguirá os protocolos sanitários de segurança e prevenção à Covid-19 mediante agendamento prévio. 

Com curadoria do Prof. Dr. em História da Arte José Francisco Alves, a exposição apresentará a trajetória da Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), destacando as principais contribuições da instituição para a difusão da aprendizagem e da cultura francesa e francófona. Ao longo dos 75 anos, a atuação da AFPOA mobilizou milhares de alunos e educadores, proporcionando a imersão e o ensino da língua francesa.

A instituição também viabilizou o intercâmbio cultural com a vinda de diversos intelectuais e artistas franceses que participaram de eventos e atividades em Porto Alegre, bem como a ida para a França de jovens artistas e curadores gaúchos.   

A AFPOA está presente na capital gaúcha desde a fundação da Associação de Cultura Franco-Brasileira, em 1945, e depois por meio do Centro Franco-Brasileiro, instituído em 1970, e até hoje o mantenedor da representação local da Aliança Francesa. Na exposição, o público poderá conferir de perto esse histórico a partir de uma linha do tempo, ilustrada com fotografias, documentos e registros na imprensa. Nas vitrines, serão apresentados documentos e iconografias originais, pertencentes à instituição e a terceiros. 

A mostra exibirá, ainda, um documentário inédito produzido especialmente para marcar a celebração dos 75 anos, com depoimentos de alunos, professores, dirigentes, personalidades, profissionais e artistas que vivenciaram a AFPOA. Já nas “Salas do Tesouro” do Memorial do Rio Grande do Sul, serão expostas obras de arte de artistas que, desde a década de 1950, participaram de exposições nas sedes da AFPOA ou em mostras externas organizadas pela instituição. 

Abertura de Exposição na Aliança Francesa em 1993. Foto: Arquivo AFPOA/Divulgação

O agendamento pode ser realizado pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 32247159. 

quinta-feira, 29 a 25 de junho de 2021 | 10h00 - 17h00

Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020)

Entrada franca

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?