Agenda, Artes Visuais, Notas

Aliança Francesa de Porto Alegre celebra seus 75 anos com exposição

Change Size Text
Aliança Francesa de Porto Alegre celebra seus 75 anos com exposição Josephine Baker visita a Aliança Francesa de Porto Alegre em 1971. Foto: Arquivo AFPOA/Divulgação

A partir desta quinta (29/4), o público poderá conferir a Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul, com entrada franca.

A visitação presencial seguirá os protocolos sanitários de segurança e prevenção à Covid-19 mediante agendamento prévio. 

Com curadoria do Prof. Dr. em História da Arte José Francisco Alves, a exposição apresentará a trajetória da Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), destacando as principais contribuições da instituição para a difusão da aprendizagem e da cultura francesa e francófona. Ao longo dos 75 anos, a atuação da AFPOA mobilizou milhares de alunos e educadores, proporcionando a imersão e o ensino da língua francesa.

A instituição também viabilizou o intercâmbio cultural com a vinda de diversos intelectuais e artistas franceses que participaram de eventos e atividades em Porto Alegre, bem como a ida para a França de jovens artistas e curadores gaúchos.   

A AFPOA está presente na capital gaúcha desde a fundação da Associação de Cultura Franco-Brasileira, em 1945, e depois por meio do Centro Franco-Brasileiro, instituído em 1970, e até hoje o mantenedor da representação local da Aliança Francesa. Na exposição, o público poderá conferir de perto esse histórico a partir de uma linha do tempo, ilustrada com fotografias, documentos e registros na imprensa. Nas vitrines, serão apresentados documentos e iconografias originais, pertencentes à instituição e a terceiros. 

A mostra exibirá, ainda, um documentário inédito produzido especialmente para marcar a celebração dos 75 anos, com depoimentos de alunos, professores, dirigentes, personalidades, profissionais e artistas que vivenciaram a AFPOA. Já nas “Salas do Tesouro” do Memorial do Rio Grande do Sul, serão expostas obras de arte de artistas que, desde a década de 1950, participaram de exposições nas sedes da AFPOA ou em mostras externas organizadas pela instituição. 

Publicidade
Publicidade
Abertura de Exposição na Aliança Francesa em 1993. Foto: Arquivo AFPOA/Divulgação

O agendamento pode ser realizado pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 32247159. 

quinta-feira, 29 a 25 de junho de 2021 | 10h00 - 17h00

Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020)

Entrada franca

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.