Artes Visuais | Notas

Artista maranhense cria mural no Instituto SAMbA

Change Size Text
Artista maranhense cria mural no Instituto SAMbA Foto: Rafael Willms/Divulgação

O artista urbano maranhense Romildo Rocha está finalizado nesta semana um mural de sua autoria no Instituto SAMbA, em Caxias do Sul. A ação integra o Projeto Samba Território-Residência de Artista, que o trouxe à Serra para uma residência artística e criação de um mural com temática da cultura popular nordestina.

Residente na Vila Embratel, em São Luis do Maranhão, Romildo Rocha, 30 anos, é designer formado e tem uma atuação nas artes urbanas maranhenses em projetos como o Cores da Vila, com pinturas nas casas e muros de seu bairro. Em sua trajetória, a arte popular e a xilogravura de
Airton Marinho são referências estéticas fundamentais.

Em Caxias, além da residência artística, ele participa de atividades online com estudantes da rede pública de ensino. A proposta inclui ainda e produção de lambes e fanzine, dentre outras ações que aproximam a cultura popular e as artes urbanas na cidade. As atividades têm participação do Coletivo Rua, que reúne grafiteiros e artistas gráficos da cena de arte urbana caxiense. Depois de Romildo Rocha, em outubro o SAMbA recebe o artista pernambucano Bozó Bacamarte para nova residência.

Estes projetos reforçam a proposta de ação do Instituto SAMbA entorno da arte popular e das artes urbanas, que incluem a vinda do artista Derlon e a realização de um mural fachada do Instituto, bem como viagens de intercâmbio como a visita aos xilogravuristas J. Borges, na região do Caruaru (PE), e Antônio Marinho, em São Luís do Maranhão, realizadas em 2018, dentre outras atividades institucionais.

Foto: Rafael Willms/Divulgação
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?