Artes Visuais | Fotografia | Reportagens

As fotos que Achutti viveu

Change Size Text
As fotos que Achutti viveu Foto: Luiz Eduardo Achutti

Porto Alegre, 13 de abril de 1984. Com as Diretas Já tomando as ruas do país, Fafá de Belém cantava o hino nacional e soltava uma pomba branca aos olhos de cerca de 200 mil pessoas reunidas no largo Glênio Peres. “Não podia perder a pomba da Fafá. Usei grande angular e flash para garantir que ela, a pomba, não fugisse do quadro e que também não ficasse muito borrada em fuga”, recorda o fotógrafo, antropólogo e professor do Instituto de Artes da UFRGS Luiz Eduardo Robinson Achutti.

Foto: Luiz Eduardo Achutti

“Muitos anos depois, no dia do meu aniversário”, completa, “ganhei de presente a foto de um colega que estava junto ao povo, ele fotografou 1/3 de segundo antes de mim, e como eu estava no enquadramento dele, me deu de presente”. Histórias e imagens como essas, fruto de uma trajetória de 45 anos como fotógrafo – indo do fotojornalismo à etnografia e às artes visuais –, compõem o livro digital Fotos que Vivi: Achutti 45 anos, que reúne mais de 80 fotografias acompanhadas de relatos de seu autor.

Com navegação amigável e disponível online, a publicação da loja Ponto UFRGS apresenta ainda textos do psicanalista Celso Gutfriend, da ex-diretora do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS Claudia Boettcher, da escritora Marcia Tiburi e uma reflexão do próprio Achutti sobre sua trajetória. A capa do livro – com a obra O Último Trem, a Última Fotografia (1996), que integra a 15ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografia – traz à tona o interesse de Achutti pelas ferrovias do estado.

Foto: Luiz Eduardo Achutti

“Minha família é de Santa Maria. Quando criança, eu viajava naqueles trens-dormitório, com minha mãe e irmã, para passar as férias de julho com meus quatro avós. Lá perto das privatizações sacanas do FHC, eu e um grupo de amigos amantes da fotografia (Grupo Leica 1) saíamos para fotografar determinados temas juntos. Há mais de 20 anos tenho o projeto de fazer um livro sobre o universo ferroviário do Rio Grande do Sul – as cem estações, além de tudo que as envolve. Já fotografei um terço, falta muito, falta apoio, falta tudo”, conta o fotógrafo.

O livro também traz registros de incursões de Achutti em territórios marcados pelas tensões da Guerra Fria. “Durante a ditadura eu escutava as ondas curtas para saber do mundo socialista, o que era censurado aqui. Minha ideia foi fazer um inventário desse mundo tão mal falado: Cuba, em 1986 (voltei 30 anos depois, em 2016); Nicarágua, em 1988 (queria, mas não voltei 30 anos depois, devido ao grau de putrefação do que fora o sandinismo); e Alemanha Comunista, em 1989 (voltei no ano seguinte para a re-anexação, não voltei em 2019 por falta de dinheiro e também não em 2020 por culpa da pandemia, uma tristeza enorme para mim).”

Exército Irregular Sandinista (Jinotega, Nicarágua, 1988). Foto: Luiz Eduardo Achutti

Portão de Brandemburgo na Reunificação da Alemanha (Berlim, 1990). Foto: Luiz Eduardo Achutti

Fotos que Vivi também mostra o interesse do fotógrafo pelos retratos. “Há muitos anos, minha amiga e depois orientadora de mestrado na Antropologia da UFRGS [Ondina Fachel] me disse que eu era o fotógrafo dos olhares dos outros. Sempre fiz isso desde o primeiro dia que saí com uma câmera – qualquer pessoa: velhos, crianças, anônimos ou conhecidos em geral nas ruas”, conta Achutti, cujo ingresso no corpo docente do Instituto de Artes da UFRGS em 1994 lhe oportunizou o contato com artistas como Xico Stockinger e Iberê Camargo.

Iberê Camargo (1994). Foto: Luiz Eduardo Achutti

A seleção das imagens que compõem o livro privilegiou as relações entre as fotografias, em detrimento de uma organização temática ou cronológica. Os comentários sobre as fotos são acessados com um clique durante a navegação, permitindo que a leitura da publicação também possa se dar somente pelas imagens, sem interferência dos textos. No conjunto da publicação, afirma Achutti, as fotografias e relatos descrevem um modo de “estar no mundo”: “uma forma de pensar, valorizar, se posicionar perante, merecer o mundo”.

Democracia (1980). Invasão de mulheres na Casa do Estudante da UFRGS. Foto: Luiz Eduardo Achutti

Acesse o livro digital aqui.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?