Artes Visuais | Reportagens

Os “365 Monstros” de CeloPax

Change Size Text
Os “365 Monstros” de CeloPax Foto: CeloPax

Ao longo de 2021, CeloPax aproveitou a rotina caseira da pandemia para colocar seus monstros no papel. Conhecido por grafites que colorem ruas e bares de Porto Alegre, no ano passado o artista explorou diariamente a técnica da aquarela para reunir suas criações no livro 365 Monstros, que será lançado neste sábado (18/6), às 19h, no Agulha – entrada gratuita.

Aquarela de CeloPax

A ideia de desenhar todos os dias já vem de algum tempo. Em outros dois momentos na última década, CeloPax se dispôs a esse desafio, mas somente em 2021 atingiu a disciplina necessária para concluir a tarefa. Em 1º de janeiro do segundo ano da pandemia, o artista começou a série de aquarelas em papel 10×15 cm que terminaria em 31 de dezembro para ser digitalizada e transformada em livro.

Aquarela de CeloPax

“Não era uma técnica em que eu tinha me aprofundado até então. É um trabalho muito minucioso. Fui adquirindo conhecimento durante o ano”, conta o autor do projeto, destacando também o processo de adaptação de seus desenhos à escala reduzida do papel, na comparação com os muros e paredes onde habitualmente usa spray. Na visão de CeloPax, o principal aprendizado da empreitada foi descobrir a possibilidade de criar um trabalho “de grão em grão”, a longo prazo, para colher mais tarde o resultado.

Aquarela de CeloPax

As aquarelas que integram o livro 365 Monstros apresentam centenas de variações de criaturas que CeloPax vem pintando há mais de uma década. Ele conta que a inspiração das figuras vem de seu interesse por desenho animado, mas deixa as interpretações sobre os personagens em aberto para a fabulação de leitores e transeuntes. 

No texto que acompanha os desenhos, o arquiteto Leonardo Brawl Márquez destaca o modo como os monstros de CeloPax ganham forma no livro: “Há uma busca em loop para achar maneiras de pensar sobre a identidade de uma figura que se repete muito (de diversas maneiras) e que torna constante o exercício de imaginar e exercitar diferenciações”. “Tais características, imersas em um projeto anual, em meio a um contexto de pandemia, demandaram o desenvolvimento e aprimoramento de uma rotina com ares ritualísticos e terapêuticos”, completa Márquez – que será o DJ no lançamento do livro no Agulha.

CeloPax. Foto: Marcelo Alves

Na conversa sobre sua trajetória, CeloPax conta que, na pré-adolescência, já apaixonado por desenhos animados, passou a admirar os pixos nas ruas de Porto Alegre. O pequeno Marcelo Saraiva, hoje com 36 anos, se perguntava: por que as pessoas escrevem nas ruas? “Não sei por que isso me pegou, mas me intrigava muito.”

Em outro momento marcante de quando começava a se tornar CeloPax, no início dos anos 2000, foi arrebatado por um grafite numa loja de roupas. Perguntou à equipe da loja quem era o autor. No contato com o grafiteiro, ficou sabendo de uma oficina pública de grafite no Centro Municipal de Cultura, na avenida Erico Veríssimo, em Porto Alegre, onde pôde desenvolver as técnicas que o fascinavam.

CeloPax em seu ateliê. Foto: Marcelo Alves

As dificuldades financeiras da família acabaram afastando CeloPax da criação artística por vários anos. Ele teve que deixar de lado as latas de spray e trabalhar como office-boy. Por volta de 2010, abandonou o emprego e se juntou a amigos no ateliê Urbanoide. A partir de então, na troca com outros artistas urbanos, foi conquistando seu espaço. Atualmente, tem seu ateliê-casa na rua Fernando Machado. Desenvolve trabalhos nas ruas, para clientes particulares – principalmente grafite em paredes e fachadas de estabelecimentos, além de ilustrações digitais – e é representado por uma galeria em São Paulo que vende suas telas.

Na noite de lançamento do livro, as pinturas originais estarão à venda no Agulha – no mesmo dia, inicia a comercialização das obras como NFT. CeloPax espera que os monstros em aquarela deixem seu ateliê e passem a habitar outros lares a partir de sábado, reduzindo a quantidade de criaturas que vivem em sua casa. “Já tenho dois gatos bagunceiros”, conta o artista, referindo-se aos parceiros felinos Ruivo e Gaudí, que acompanharam de perto todo o processo em torno de 365 Monstros.

Lançamento de “365 Monstros”, de CeloPax
Quando: 18 de junho de 2022
Horário: 19h
Onde: Agulha (rua Conselheiro Camargo, 300 – São Geraldo – Porto Alegre)
Entrada gratuita

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para a sociedade gaúcha sejam abordados: seja nosso assinante.

Reportagens investigativas e de grande importância para a democracia como esta só são possíveis graças ao investimento dos nossos assinantes premium. Além disso, os nossos assinantes premium têm acesso a todo o conteúdo do Roger Lerina, à revista Parêntese, à versão completa da NewsMatinal, a descontos nos nossos cursos e a muito mais. Com o preço de dois cafezinhos por dia você tem mais informação, cultura e ainda ajuda o jornalismo local independente. Assine!
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
;
PUBLICIDADE