Agenda | Artes Visuais | Fotografia

Celebração virtual marca os 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre

Change Size Text
Celebração virtual marca os 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre Josephine Baker visita a Aliança Francesa de Porto Alegre em 1971. Foto: Arquivo AFPOA/Divulgação

Nesta quinta (11/3), às 22h, será realizada uma celebração virtual de aniversário dos 75 anos da Aliança Francesa. A cerimônia será transmitida pelas redes sociais da instituição (YouTube e Facebook), com intérprete de Libras.

Serão apresentados depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da história da Instituição. E sobre a exposição que traça a trajetória na cidade de Porto Alegre. A exposição será aberta assim que possível, de acordo com os decretos sanitários. 

Com curadoria do Prof. Dr. em História da Arte José Francisco Alves, a mostra apresenta a trajetória da Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), destacando as principais contribuições da instituição para a difusão da aprendizagem e da cultura francesa e francófona. Ao longo dos 75 anos, a atuação da AFPOA mobilizou milhares de alunos e educadores, proporcionando a imersão e o ensino da língua francesa.

A instituição também viabilizou o intercâmbio cultural com a vinda de diversos intelectuais e artistas franceses que participaram de eventos e atividades em Porto Alegre, bem como a ida para a França de jovens artistas e curadores gaúchos.   

A AFPOA está presente na capital gaúcha desde a fundação da Associação de Cultura Franco-Brasileira, em 1945, e depois por meio do Centro Franco-Brasileiro, instituído em 1970, e até hoje o mantenedor da representação local da Aliança Francesa.

Evento Moulin Bleu Blanc Rouge, na Rua Padre Chagas, promovido pela Aliança Francesa em 2003. Foto: Arquivo AFPOA/Divulgação
Mosaicografia, exposição ao ar livre de fotografias, no Largo Glênio Peres, em 2016. Foto: Arquivo AFPOA/Divulgação

quinta-feira, 11 de março de 2024 | 22h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?