Artes Visuais | Notas

Fundação Bienal de São Paulo confirma exposição coletiva no Pavilhão Ciccillo Matarazzo

Change Size Text
Fundação Bienal de São Paulo confirma exposição coletiva no Pavilhão Ciccillo Matarazzo Cartaz. Foto: Conteúdo Net/Divulgação

Acompanhando o calendário de reabertura das instituições culturais da cidade de São Paulo, a Fundação Bienal apresenta a mostra Vento de 14 de novembro a 13 de dezembro de 2020 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo como parte da programação da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto.

No dia 13 de novembro, às 18h, uma performance de Paulo Nazareth no edifício fechado (sem público presencial), que poderá ser acompanhada pelo público ao vivo pelo Instagram da Bienal, marca a abertura da exposição. Para a mostra, a Fundação Bienal está seguindo rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos para o setor cultural e a visitação se dará mediante agendamento.

Concebida a partir de conceitos como o de “relação”, a 34ª Bienal de São Paulo adotou uma estrutura de funcionamento inovadora, expandindo-se no espaço (por meio da parceria com instituições culturais da cidade e do exterior) e no tempo (com a realização de mostras e ações apresentadas no Pavilhão da Bienal a partir de fevereiro de 2020).

Embora a agenda de exposições individuais tenha sido interrompida com a chegada da pandemia de Covid-19 e a dinâmica da rede de instituições parceiras também tenha sido adaptada de acordo com o calendário expositivo de cada um desses espaços, os preceitos norteadores desta edição se mantiveram os mesmos.

Com o adiamento da exposição coletiva para 2021, a 34ª Bienal se estendeu ainda mais no tempo e incorporou o espaço desmaterializado da internet como palco de uma série de ações inéditas que ampliaram seu programa inicial. Assim como aconteceu com sua extensa programação digital, a apresentação de Vento sinaliza um ajuste de rumo – não uma interrupção ou o início de um novo movimento – do projeto curatorial inicial desta edição. Enquanto responde a mudanças vividas pela sociedade como um todo, este ajuste é condizente com um projeto que desde seu início se propôs a mostrar-se acessível à reflexão pública, encarando-se como um ensaio aberto.

Jacopo Crivelli Visconti, curador geral da 34ª Bienal de São Paulo, explica que “Vento funciona como o índice desta edição da Bienal, no sentido de que aponta alguns dos temas que voltarão expandidos na exposição de setembro do ano que vem, e ao mesmo tempo se refere ao que já aconteceu, assim como o índice constitui, em semiótica, o rastro”.

O curador adjunto Paulo Miyada complementa: “O projeto desta Bienal sempre teve a intenção de mostrar as mesmas obras mais de uma vez, em contextos e momentos distintos, para enfatizar que nada permanece idêntico, nem as obras de arte, nem o público, nem o mundo ao redor. Este movimento começa a se concretizar com esta exposição, ganha força com as mostras da rede que passam a ser apresentadas a partir de agora e deságua em setembro do ano que vem”.

Figuram em Vento 21 artistas, sendo 10 nomes divulgados agora são: Alice Shintani (1971, São Paulo, SP), Ana Adamović (1974, Belgrado, Sérvia), Eleonore Koch (1926 – 2018, Berlim, Alemanha), Gala Porras-Kim (1984, Bogotá, Colômbia), Jacqueline Nova (1935-1975, Gante, Bélgica), Koki Tanaka (1975, Kyoto, Japão), Luisa Cunha (1949, Lisboa, Portugal), Melvin Moti (1977, Roterdão, Países Baixos), Musa Michelle Mattiuzzi (1983, São Paulo, SP) e Paulo Nazareth (muitas datas, Watu Nak, Vale do Rio Doce, MG).

Além disso, até fevereiro de 2021, seis outros artistas agora anunciados integram as ações que dão continuidade à programação digital inédita concebida pela Fundação Bienal após a decisão de adiar para 2021 a mostra principal da 34ª Bienal de São Paulo: Jaune Quick-to-see (1940, Montana, EUA), Lydia Ourahmane (1992, Saïda, Argélia), Naomi Rincon Gallardo (1979, Carolina do Norte, EUA), Sebastián Calfuqueo Aliste (1991, Santiago, Chile), Sung Tieu (1987, Vietnã) e Uýra Sodoma (1991, Santarém, Pará) . A programação e participantes de março a agosto de 2021 serão divulgados oportunamente.

Para saber mais sobre essa sobre a programação digital e a exposição Vento, entre na landing page A Bienal tá on .

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?