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Fundação Iberê inaugura em março exposição do estilista japonês Tomo Koizumi

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Fundação Iberê inaugura em março exposição do estilista japonês Tomo Koizumi Tomo Koizumi. Foto: Hunter Abrams/Divulgação

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil por meio de um projeto de itinerância que terá como um dos primeiros destinos a Fundação Iberê, em Porto Alegre. A partir do dia 4 de março, a instituição abrigará a exposição O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi. Segundo o superintendente da Fundação, Emilio Kalil, a mostra marcará o início do processo de criação do Departamento de Moda, Design e Arquitetura.

A mostra apresenta as criações do designer japonês, destaque na Semana de Moda de Nova York de 2019 e que, na exposição inédita criada para a JHSP, propôs um panorama pela moda contemporânea sob o olhar do artista que foge das tendências tradicionais e ousa em cada corte de tecido. “A importância de Tomo Koizumi no cenário fashion internacional é inquestionável. Acreditamos que se trata de artista único, um nome acertado para inaugurar o tema moda na programação da Fundação”, comenta Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo.

Nascido na província de Chiba, o estilista de 32 anos, foi descoberto pelo dono de uma loja de varejo que ficou encantado pelas roupas produzidas por ele, ainda quando era estudante universitário. Fundou a sua marca Tomo Koizumi e, antes de sua ascensão, trabalhou como figurinista para diversos designers japoneses.

Foto: Alisson Louback/Divulgação

Em 2016, teve uma de suas peças usada pela cantora Lady Gaga durante uma visita ao Japão. Dois anos depois, teve seu perfil no Instagram (@tomokoizumi) descoberto por Katie Grand – na época, editora-chefe da revista LOVE –, que ficou fascinada por seu trabalho e usou de seus melhores contatos para orquestrar um desfile do artista na Semana de Moda de Nova York de 2019, com apoio do estilista Marc Jacobs e um time de peso.

Finalista do prêmio LVMH em fevereiro de 2020, Tomo Koizumi é considerado hoje um dos principais jovens designers do Japão e veste celebridades internacionais com as suas peças em eventos de gala e red carpet. Ele também lançou na semana de moda de Milão uma coleção cápsula com a marca italiana Emilio Pucci.

Foto: Alisson Louback/Divulgação


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