Artes Visuais | Reportagens

Mostra idealizada por Jaider Esbell ganha formato imersivo na Noite dos Museus

Change Size Text
Mostra idealizada por Jaider Esbell ganha formato imersivo na Noite dos Museus Manatit, Jaider Esbell e Mishta, em 2018. Foto: Arquivo pessoal

Em exibição promovida pelo MACRS na Casa de Cultura Mario Quintana, a mostra As Mil Faces de Makunaima, idealizada pelo artista Jaider Esbell (1979-2021) e desenvolvida pelos artistas-produtores culturais Mishta e Manatit, ganhará um formato imersivo na Fábrica do Futuro, neste sábado (21/5), a partir das 19h15, integrando a Noite dos Museusconfira a programação completa.

A Liberdade, de Jaider Esbell. Foto: Marcelo Camacho

A parceria do casal de gaúchos Mishta e Manatit com o macuxi Esbell, nascido em Normandia (RR) – onde atualmente está a reserva indígena Raposa Serra do Sol –, é fruto de uma história que atravessa o país. A mãe de Mishta mudou-se para Boa Vista em 2007, e desde então a artista-produtora viaja ao Norte do país. Em 2017, acompanhada de Manatit, o casal circulou por bares e espaços culturais da capital roraimense vendendo livros de poesia da dupla, confeccionados artesanalmente.

Em meio às perambulações por Boa Vista, Mishta e Manatit tiveram os primeiros contatos com Esbell. Em pouco tempo, já frequentavam o ateliê do macuxi e a fazenda da família do artista, próxima à Terra Indígena Truaru, nutrindo uma relação de amizade, trabalho e aprendizados sobre os povos indígenas da região que se estendeu da temporada em Boa Vista até o falecimento precoce de Esbell, em novembro de 2021.

“É uma das perdas mais estruturais da minha vida. Jaider transformou nossas vidas e a forma como vemos o mundo. Nos doamos profundamente a ele, ao trabalho e à questão indígena. A partir desse encontro, todos nossos movimentos foram direcionados às perspectivas de cosmovisão propostas pelos povos indígenas”, conta Mishta, 35 anos, que é produtora cultural há mais de uma década.

As trocas com Esbell levaram à produção da mostra TransMakunaima – O Buraco É Mais Embaixo, exibida em 2018 nas cidades de Manaus e Brasília. Durante a criação das obras que compuseram a exposição, Esbell manifestou o desejo de animar as pinturas, com o objetivo de atrair o público infantil. Mishta e Manatit aceitaram a missão e seguiram em contato com Esbell para materializar a ideia. 

Em 2021, o projeto de As Mil Faces de Makunaima integrou a iniciativa Arte + Tecnologia, do Instituto Ling e do Tecnopuc, a partir do qual a pintura A Liberdade (2017), de Esbell, foi transformada em animação por uma equipe liderada por Mishta e Manatit, ainda com a supervisão de Esbell. No final do ano passado, cerca de um mês após a morte do artista, a proposta foi contemplada pelo Prêmio Funarte Marcantonio Vilaça de Arte Digital, prevendo uma exposição e a doação das obras – que agora integram o acervo do MACRS.

“Retomar o projeto foi muito intenso e doloroso, ao ponto de quase não darmos conta. O MACRS foi de extrema acolhida às necessidades do processo e sensível ao nosso processo de luto”, explica Mishta, destacando que, para conseguir viabilizar As Mil Faces de Makunaima, ela e Manatit – hoje voluntários da Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea – buscaram forças nas lembranças da relação que construíram com Esbell.

“A exposição está sendo apresentada enquanto cosmovisão de um povo do qual não fazemos parte. A família do Jaider até hoje é nossa família, mas temos consciência de que esse não é o nosso lugar. O que podemos fazer é aproximar a escuta ao que já foi dito através do Jaider”, reflete Mishta. “Como podemos chegar mais perto desse pensamento? Ainda estamos nessa tentativa”, completa.

No último sábado (14/5), a abertura da mostra na Casa de Cultura Mario Quintana – que também participa da Noite dos Museus – contou com a presença de Rosi Esbell (irmã de Jaider e representante da Galeria Jaider Esbell), a performance Respira, da artista Raquel Kubeo, e uma feira de arte guarani e kaingang. 

Na Fábrica do Futuro, o desdobramento imersivo das animações em vídeo de As Mil Faces de Makunaima, desenvolvido em parceria com a empresa Imersiva, poderá ser visitado durante a Noite dos Museus (21/5) e em sessões que serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de junho.

No MACRS, além das obras expostas – que contaram com o trabalho da animadora Kethlen Oliveira –, um QR Code dá acesso à mediação da mostra por meio de um avatar de realidade aumentada do projeto Ibi.

As Mil Faces de Makunaima

Visitação na Casa de Cultura Mario Quintana
Até 26 de junho de 2022, todos os dias, das 10h às 18h
Local: Galeria Augusto Meyer, 3° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico – Porto Alegre/RS)

Visitação na Noite dos Museus
21 de maio de 2022 – na Casa de Cultura Mario Quintana e na Fábrica do Futuro (Rua Câncio Gomes, 609 – Floresta, Porto Alegre/RS), a partir das 19h15

Ouça as entrevistas do projeto NHEXYRÕ: artes indígenas em rede, desenvolvido por Mishta e Manatit em parceria com a Galeria Jaider Esbell de Arte Contemporânea.

Relembre a entrevista com os artistas visuais Denilson Baniwa e Xadalu Tupã Jekupé e com a escritora maxuci Julie Dorrico. Leia a também a matéria sobre o projeto musical Sementes da Retomada.

Leia também a matéria Artistas propõem Arte Indígena Cosmopolítica e lembram legado de Jaider Esbell, publicada pelo site Nonada.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?